Desta quarta (20/08) até a sexta-feira (22/08), Pernambuco promove a Oficina Dialogando com Freire, Morin e a Arte Henfil, iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento será realizado no Auditório da Secretaria Estadual da Mulher, no Recife, reunindo representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Cabrobó, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Recife e Limoeiro.
Serão 20 participantes municipais, além das equipes estadual e nacional de condução e apoio técnico. O objetivo é estimular agendas intersetoriais, fortalecer a democracia e cidadania, valorizar cultura e arte como instrumentos pedagógicos e ampliar o repertório crítico e cultural dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) do PSE.
O PSE articula políticas de saúde e educação, com foco na atenção integral à saúde dos estudantes da rede pública. A oficina integra as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) e visa fortalecer a gestão intersetorial e promover práticas educativas e democráticas nas escolas.
“A oficina é um marco fundamental para o fortalecimento da intersetorialidade em Pernambuco. Reunir gestores e técnicos de diferentes municípios cria um espaço de formação e diálogo que impacta diretamente a vida dos estudantes e da comunidade escolar. Integrar educação popular, democracia e arte, inspirados em Freire, Morin e Henfil, reafirma nosso compromisso em consolidar o PSE como política estratégica para o desenvolvimento integral dos estudantes”, comentou Wannessa Caldeira, coordenadora Estadual de Educação em Saúde e Políticas Intersetoriais.
MÉTODO – A metodologia adotada é articuladora, integrando dimensões neurocognitivas, afetivas, políticas, culturais e sociais. As atividades incluem momentos de integração, reflexões críticas a partir das obras de Paulo Freire, Edgar Morin e Henfil, e práticas artístico-culturais como instrumentos pedagógicos