A-

A+

Pernambuco tem trabalhos aprovados no 16º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS

Pernambuco conquistou a aprovação de quatro trabalhos para o 16º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS/FETP Brasil), que ocorrerá em Brasília no próximo dia três de março. Os trabalhos selecionados incluem uma apresentação oral e três pôsteres. As pesquisas são de nível intermediário e evidenciam a qualidade da formação e da investigação epidemiológica realizada no estado.

O EpiSUS é um programa de capacitação que visa aprimorar as competências técnicas de profissionais da saúde para a realização de investigações epidemiológicas, análise de dados de saúde e respostas a emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Com foco na metodologia “aprender fazendo”, o programa segue as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), capacitando os profissionais para fortalecer as atividades de monitoramento, coleta e interpretação de dados, essenciais para embasar decisões e políticas públicas de saúde.

O evento promove o debate sobre epidemiologia de campo e fortalece a integração entre especialistas da área. Em 2025, o evento terá como tema “Epidemiologia de campo aplicada ao SUS: 25 anos de história do Programa EpiSUS” e contará com a participação de profissionais do Brasil e do exterior. Além disso, haverá a 3ª Mostra Latino-americana de Trabalhos de FETP e a recepção da 21ª coorte (2025-2027), junto à formatura da 19ª coorte (2023-2025), qualificando novos epidemiologistas para o SUS e para o cenário global. O evento também oferece uma excelente oportunidade para intercâmbio de conhecimentos, com apoio de instituições como os Centers for Disease Control (CDC-EUA) e a Tephinet, que auxiliam na formação de epidemiologistas em mais de 90 países.

Os trabalhos selecionados foram: “Avaliação do Sistema de Vigilância da Leptospirose em Pernambuco, Brasil, 2013 a 2022”, apresentado por Davidianne de Andrade Morais (apresentação oral); “Avaliação do Sistema de Coqueluche no Estado de Pernambuco, Brasil, 2013 a 2022”, apresentado por Janaina Gomes Feitosa; “Avaliação do Sistema de Vigilância da Mortalidade Infantil em Pernambuco, Brasil (2013-2022)”, apresentado por Auta Flávia Gomes Temoteo Paes; e “Avaliação do Sistema de Vigilância do Óbito por Esquistossomose: Pernambuco, Brasil, 2013-2022”, apresentado por Mariana Luiza do Nascimento Silva.

Mais Notícias

Outros links

plugins premium WordPress

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Ir para o conteúdo