Visita teve como objetivo tirar dúvidas e avaliar o fluxo do teste de HPV
Nos dias 27 e 28 de março, o programa Útero é Vida realizou visita supervisionada nos municípios pernambucanos que capitanearam a implementação do Programa Útero é Vida na III Geres. O objetivo foi avaliar o fluxo do teste do HPV em escala, fundamental para o sucesso da iniciativa que visa combater o câncer do colo do útero. Os municípios visitados foram Barreiros e Palmares.
‘’O objetivo principal da visita foi assegurar que todas as etapas da implementação do programa estejam alinhadas, garantindo a eficácia do rastreamento e da prevenção do câncer do colo do útero em Pernambuco’’, informa a Coordenadora do Programa Útero é Vida, a médica oncologista, Jurema Telles.
Durante as visitas, foram realizadas sessões de apresentação de novas diretrizes e resultados encontrados, alem de roda de conversas para tirar dúvidas. Na ocasião, também houve uma revisão do processo de trabalho, incluindo o uso do sistema de informação JORDANA, elaborado pela Fiocruz/CE.
‘’A visita supervisionada é um passo fundamental para garantir que todas as mulheres tenham acesso ao rastreamento e à prevenção necessários’’, destaca Jurema Telles.
Útero é Vida – O programa Útero é Vida tem como objetivo reorganizar a Rede de Atenção à Saúde em Pernambuco para implementar um rastreio organizado do câncer do colo do útero. Isso começa com a convocação de pessoas com útero no estado para realizar o Teste de HPV. A iniciativa busca implantar o teste de HPV por Reação de Polimerização em Cadeia (PCR), ampliando assim a efetividade do rastreio organizado e melhorando a prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer.
O programa é resultado de um Termo de Cooperação Técnica celebrado em setembro de 2019 entre a OPAS/OMS e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Além disso, conta com a colaboração de instituições internacionais como a IARC e nacionais, incluindo a Fiocruz, o Instituto Aggeu Magalhães, o IMIP, o Hospital de Câncer de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco, o Hospital de Amor de Barretos e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.