De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), cerca de 10% da população pernambucana possui algum tipo de deficiência, seja física, auditiva, visual, mental ou intelectual. A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência tem como propósitos proteger a saúde da pessoa com deficiência, reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho humano, contribuindo para a sua inclusão em todas as esferas da vida social e prevenir agravos que determinam o aparecimento de deficiências. Dentro dessa política, a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência busca garantir assistência à saúde integral dessa população por meio de três frentes:

 

Serviços de reabilitação física – Funcionam em núcleos de reabilitação na rede pública e na rede conveniada com o SUS/PE. Dispõem de equipes com profissionais de reabilitação e de equipamentos de fisioterapia.

 

Programa de Concessão de Órteses, Protéses, Meios Auxiliares de Locomoção e Outros Materiais de Reabilitação – Busca atender as pessoas com deficiência que necessitam de materiais/instrumentos que contribuem para o processo de reabilitação do indivíduo.

 

Teste do pezinho – Exame para detecção precoce de várias doenças, cujos sintomas não aparecem no nascimento, e se não forem tratadas logo, podem causar deficiência mental grave e irreversível.

 

 

Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

Coordenadora: Arabela Veloso

Telefone: (81) 3184.0575 / 0577

E-mail: gerenciagaspd@gmail.com

 

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.