O Sistema de Vigilância Epidemiológica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (SVE-DTA) foi criado no Brasil, em 1999, para acompanhar o comportamento dos surtos de DTA. No ano seguinte, Pernambuco implantou o sistema de SVE-DTHA de forma descentralizada para as Geres e seus municípios sedes.

O SVE-DTA trabalha integrado com as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental e Laboratório Central (Lacen). Além disso, o Grupo de Trabalho (GT Surto), criado em 2012, discute e encerra os surtos de DTA que ocorrem no Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde/Geres realiza sistematicamente (semanalmente) o acompanhamento de surtos detectados, apoia os municípios nas investigações e assessora seu encerramento, assim como, avalia trimestralmente os indicadores epidemiológicos de surtos e divulga informes mensais. Desde 2001 são realizados treinamentos em VE-DTA para técnicos das Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, do Laboratório das Geres e dos municípios bem como oficinas para técnicos das UPAs e hospitais.

Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos
Gerente: Nara Melo
Técnica: Juliane Carvalho
Telefone: (81) 3184.0219

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.