O Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam) tem o objetivo de articular uma nova frente de trabalho para combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Ao todo, 19 entidades estão envolvidas nas ações.

O Comitê tem a responsabilidade de traçar estratégias para minimizar o número de acidentes de moto no Estado, tendo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) como coordenadora. Os órgãos analisam a incidência dos casos e, a partir disso, promovem ações nos eixos da legislação, fiscalização, educação e saúde. A notificação compulsória dos acidentes com transportes, instituída pela Portaria Estadual nº 219, de 11 de abril de 2011, é um dos meios informativos utilizados para compor esse quadro de ações. Dirigir sem capacete e conduzindo passageiro sem capacete são os dois principais motivos de apreensão de documentos no Estado.

No primeiro ano de atuação, foram instalados Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Moto nas 12 Gerências Regionais de Saúde, integrando assim as 184 secretarias municipais de Saúde, mais Fernando de Noronha. Todos os hospitais regionais foram transformados em unidades sentinelas e implantaram a notificação compulsória para registrar acidentes e óbitos envolvendo motos. O Instituto Médico Legal (IML) também passou a contabilizar, separadamente, os óbitos causados por acidentes de moto, a fim de garantir agilidade na obtenção de dados. Salas de emergência das UPAs e hospitais regionais foram equipados com respiradores para atenderem aos pacientes mais graves que chegam às unidades, em sua grande maioria, vítimas de acidentes de moto.

O Cepam garantiu a criação de protocolo de atendimento e transferência para pacientes vítimas de acidentes de moto e realizou, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), georeferenciamento dos acidentes ocorridos em 2011 na BR-101, nos trechos que cortam o Estado (156 quilômetros).

Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto

Coordenador: João Veiga