De hoje até a próxima sexta-feira (07/02), representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) participam da Oficina MOSAIC – Aprimoramento da Vigilância dos Vírus Respiratórios. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde (MS), pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e em Pernambuco contou com a parceria da SES-PE e do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), que sedia a atualização dos profissionais.
A Oficina busca discutir e aprimorar a organização da vigilância em saúde e a capacidade de resposta às situações de emergência que envolvam a presença de vírus respiratórios, como Covid-19, influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a partir das características epidemiológicas de cada território; ações de contingência; gestão de emergência em saúde pública e estratégias para avaliação de risco.
Durante a fala de abertura da Oficina, o secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Renan Freitas, destacou a importância do planejamento de respostas efetivas para casos de emergência em saúde. “A pandemia da Covid-19 nos deixou uma principal percepção: a potencialidade do sistema público de saúde; de sua universalidade. Estamos no momento de repensar e replanejar para atuação em um possível novo evento (no futuro), que envolva um vírus respiratório. Precisamos continuar aprimorando nossa capacidade de resposta em saúde e, de forma conjunta, atuar junto ao âmbito Federal, Estadual e Municipal, como também aliados à ciência e à academia”, disse.
Gestores das áreas de Vigilância em Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), Programa Estadual de Imunizações (PNI), Telessaúde, Regulação, Vigilância de Doenças Imunopreviníveis e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-PE) participam da programação, que conta ainda com representação do Conselho Estadual de Saúde.