A-

A+

Dor de dente pode ser evitada: UPA Engenho Velho alerta para os riscos da falta de prevenção no Dia Mundial da Saúde Bucal

Jovem mulher de cabelos cacheados e felizes usa fio dental para escovar os dentes, cuida da higiene bucal, cercada por pasta de dente, escova de dente elétrica e limpador de língua.

No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, a UPA Engenho Velho, unidade de pronto atendimento que realiza exclusivamente atendimentos odontológicos de urgência e emergência, faz um alerta: grande parte dos casos que chegam à unidade poderiam ser evitados com medidas preventivas.

O local é gerenciado pela Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda e faz parte da Rede Estadual de Saúde do Governo de Pernambuco.

Infecções graves e abcessos dentários são algumas das situações mais comuns no atendimento, muitas delas causadas por problemas simples que não foram tratados a tempo. Para a dentista da unidade, Maria Goretti Lima, a falta de prevenção e acompanhamento odontológico pode transformar uma cárie inicial em um quadro grave que exige intervenção imediata.

“Atendemos diariamente pacientes com dores intensas e infecções que poderiam ter sido evitadas se o tratamento tivesse sido feito no início do problema. A saúde bucal precisa de atenção contínua, não apenas quando a dor aparece”, explica a profissional.

Além das cáries avançadas, outras situações frequentes na UPA incluem traumas dentários e faciais decorrentes de quedas e acidentes, além de infecções que podem ser agravadas pelo uso inadequado de automedicação. A orientação principal é buscar um dentista regularmente e não esperar o problema se agravar.

ATENDIMENTOS

A dentista explica que, na UPA Engenho Velho, os atendimentos realizados são voltados exclusivamente para situações graves e urgentes, como: dor intensa e persistente, que não melhora com analgésicos comuns; infecções dentárias com inchaço e febre; abcessos e sangramentos bucais; fraturas ou perda completa de um dente, causado por um trauma.

“É importante destacar que os casos menos graves, como limpezas de rotina e pequenos reparos dentários, devem ser realizados nos postos de saúde para evitar que evoluam para um quadro emergencial”, reforça a profissional.

Para evitar a necessidade de atendimentos de urgência, a recomendação principal é manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal. Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença, como: escovação correta e uso de fio dental diariamente; redução do consumo de açúcar e alimentos ultraprocessados; consultas regulares ao dentista, mesmo sem dor; evitar a automedicação, pois podem mascarar o problema em vez de resolvê-lo.

PREVENÇÃO E CUIDADOS BUCAL DENTRO DAS UPAS

Nas unidades de pronto atendimento, além do socorro imediato aos pacientes com dores e infecções bucais, há também um trabalho contínuo de conscientização e prevenção das doenças bucais, realizado nas salas amarelas. Os profissionais orientam sobre a importância da higiene oral diária, reforçando a necessidade de que os pacientes tragam seus kits de escovação, especialmente aqueles que serão transferidos para outras unidades de saúde.

“A prática da higiene no leito é fundamental para evitar complicações como gengivite e infecções oportunistas, como a candidíase oral. Medidas simples, como escovar os dentes regularmente e utilizar fio dental, fazem a diferença no controle dessas condições e na recuperação dos pacientes”, finaliza a dentista.

A UPA Engenho Velho oferece atendimento odontológico de urgência e emergência todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 19h. A unidade está localizada na Avenida General Manoel Rabelo, 5539, no bairro Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes.

Mais Notícias

1º Colegiado da Atenção Primária reúne Gerências Regionais de Saúde para fortalecer políticas públicas em Pernambuco

Com o objetivo de alinhar estratégias, compartilhar boas práticas, identificar desafios e desenvolver soluções conjuntas para aprimorar a qualidade e efetividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), a Diretoria Geral da Atenção Primária (DGAP) promoveu o 1º Colegiado com as Gerências Regionais de Saúde (GERES) nesta quinta-feira (03/04).

Leia mais »

Hospital Maria Lucinda é um dos cinco hospitais de Pernambuco selecionados para programa nacional de uso racional de antibióticos

Iniciativa do Proadi-SUS e Anvisa busca combater resistência microbiana e qualificar o cuidado nos hospitais do SUS O Hospital Maria Lucinda foi um dos cinco hospitais de Pernambuco selecionados para participar do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos em Hospitais do SUS (PeGASUS), uma iniciativa nacional conduzida pelo Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais »

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade