A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Coordenação de Atenção a Saúde do Homem de Pernambuco (CASH), realizou, na segunda-feira (18/08) e nesta quarta (20/08), duas oficinas presenciais do curso “Masculinidades, Paternidades e Pré-Natal do Parceiro”, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Promundo.
A primeira ocorreu no município de Petrolina, envolvendo a IV Macrorregional de Saúde, com a participação de 48 profissionais de saúde e gestores municipais. O segundo evento aconteceu em Serra Talhada, envolvendo os municípios da III Macrorregional de Saúde, com a participação de 50 profissionais de diferentes áreas da rede de atenção à saúde.
A formação teve como base as diretrizes do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, focado em construções de gênero e masculinidades, primeira infância, fortalecendo a qualificação da rede e o compromisso com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) no estado de Pernambuco.
“Esse curso é importante para sensibilizar os profissionais de saúde e gestores sobre a pauta da saúde do homem e fortalecimento do pré-natal do parceiro. A formação busca capacitar esses atores a desenvolver estratégias de como trazer mais homens para o cuidado em saúde, uma vez que essa população tende a negligenciar a própria saúde e apenas buscar os serviços de urgência e emergência quando o adoecimento já está em fase muito grave”, disse o coordenador de Saúde do Homem da SES, Alisson Anjos.
Entre os participantes estiveram coordenadores da atenção primária, profissionais de saúde, agentes comunitários e trabalhadores que já desenvolvem ou têm perfil para desenvolver ações voltadas à saúde do homem.


