A-

A+

Saúde Prisional: SES-PE realiza ação estratégica de aproximação, escuta qualificada e formação junto às equipes de saúde

Equipes da Diretoria Geral de Atenção à Saúde Prisional (DGASP), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realizam visitas as unidades do Sistema Penitenciário de Pernambuco como componente da Jornada DGASP nos Territórios, uma ação estratégica de aproximação, escuta qualificada e formação junto às equipes de saúde prisional lotadas nesses espaços. Iniciada no mês de agosto, a Jornada já foi realizada em 10 das 23 unidades do estado. A expectativa é concluir até o final do mês de outubro.

A iniciativa tem como propósito fortalecer a presença institucional da gestão estadual no cotidiano das unidades prisionais, promovendo espaços de diálogo horizontal entre a DGASP, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), as direções das unidades prisionais, as Equipes de Atenção Primária à Saúde Prisional (eAPP), as Secretarias Municipais de Saúde e as Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (Geres).

Além disso, a Jornada visa reconhecer as realidades locais, pactuar soluções viáveis e compartilhar saberes e práticas que qualifiquem o cuidado em saúde nos espaços de privação de liberdade.

“Enquanto sanitarista e diretor da pasta, acredito que não há força mais assertiva e potente do que construir uma política pública de saúde em diálogo com os trabalhadores e a partir da compreensão dos contextos locais de cada unidade prisional. A saúde prisional ainda se coloca como um grande desafio porque, antes de tudo, é essencialmente uma política intersetorial. De um lado, a SEAP, com a lógica da segurança e a ressocialização, de outro, a SES-PE, com a lógica do cuidado em saúde, da prevenção e promoção da saúde”, destaca o diretor-geral de Atenção à Saúde Prisional, Jonathan Barros.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo