A medida reforça, principalmente, a proteção contra o sarampo, doença com surto ativo nos países-sede
Torcedores de todo o mundo se reunirão no México, Estados Unidos e Canadá a partir do próximo dia 11 de junho, quando se inicia a Copa do Mundo de futebol da FIFA. Mas para curtir os jogos e atividades turísticas fora do Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta os viajantes/torcedores quanto à importância da atualização da caderneta de vacinação, especialmente contra o sarampo, antes de entrar no avião. A recomendação parte do risco de reintrodução do sarampo no território nacional diante de casos de surtos ativos da doença nos países-sede.
Apesar do cenário internacional, o Brasil mantém o status de país livre da circulação endêmica, mas segue vulnerável a casos importados, especialmente entre pessoas não vacinadas. Diante disso, o esquema vacinal é o seguinte: uma dose para crianças de 6 a 11 meses; duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em Pernambuco, a imunização se dá por meio da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
Salas e postos de vacinação dos municípios pernambucanos podem receber os viajantes para imunização, além do sarampo, também para febre amarela, Covid-19, influenza, etc. Basta se dirigir a estes locais munidos do cartão de vacinação para o registro oficial. A vacinação é a principal medida de proteção e controle, sendo ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Recomenda-se, preferencialmente, que a imunização seja realizada com antecedência mínima de 15 dias antes da viagem, período considerado ideal para adequada resposta imunológica. Mesmo com a impossibilidade de cumprir este prazo, é extremamente importante que a vacinação seja feita para que o organismo possa conferir proteção oportuna.
“Eventos de massa internacionais mobilizam muitas pessoas e proporcionam a circulação entre países e até mesmo continentes, o que ajuda a oportunizar a disseminação de doenças imunopreveníveis. Destacamos o sarampo como uma doença de alta transmissibilidade, por meio de via aérea ou de gotículas respiratórias ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Para manter o nosso status de país livre da circulação do vírus, é preciso estar com a vacinação em dia”, destaca a superintendente de Imunizações do estado, Magda Costa.
Quanto ao monitoramento, a SES-PE reforça que a área de vigilância em saúde segue o trabalho contínuo de vigilância epidemiológica e está atenta a possível notificação de casos. Além disso, também atua no contato com as gestões municipais quanto a oportunização do acesso ao imunizante em seus territórios e a formação continuada de seus profissionais quanto ao tema.