A-

A+

Secretaria Estadual de Saúde divulga balanço do Carnaval 2025

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) atuou em múltiplas frentes, nos últimos dias, para garantir maior tranquilidade ao folião neste Carnaval 2025. O resultado da intensificação das atividades, ofertando serviços diversos à população – Operação Lei Seca (OLS), abordagens educativas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e reforço nas escalas das grandes emergências do Estado – foi um Carnaval que transcorreu sem maiores complicações relativas à saúde, tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR),  quanto nos polos do Interior.

O monitoramento ficou sob a responsabilidade do Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), sediado na SES-PE, no bairro do Bongi. O organismo, que continua em regime de plantão até a sexta-feira (07/03), acompanhou as ações de saúde envolvendo os grandes públicos que participaram do Carnaval 2025.

Entre os registros coletados pela equipe do Ciocs durante o período carnavalesco, foram notificados 4.626 atendimentos, sendo 1.043 (22,5%) de espectadores, 3.289 (71,1%) de público geral e 88 (1,0%) de trabalhadores. A distribuição dos registros foi a seguinte: sábado (775 atendimentos – 16,8%), domingo (936 – 20,2%), segunda-feira (1.220 – 26,4%), terça-feira (1.083 – 23,4%) e Quarta-Feira de Cinzas (612 – 13,2%).

O Ciocs coletou dados de 24 pontos de monitoramento. Em relação ao número de notificações, a I Região de Saúde (Geres) foi responsável por 79,0% dos registros, seguida da IV Geres (7,8%), XI Geres (5,8%), II Geres (3,8%) e V Geres (3,7%).

O secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da SES-PE, Anderson Oliveira, destacou o planejamento antecipado da pasta para garantir a assistência à população. “A Secretaria Estadual de Saúde planejou este Carnaval com antecedência e realizou diversas atuações durante todos os dias de festividade, incluindo ações educativas e fiscalização de motoristas sob efeito de álcool. Além disso, reforçamos a assistência à saúde em nossas UPAs 24 horas, hospitais estaduais e seis grandes emergências, registrando mais de 40 mil atendimentos. Tudo ocorreu dentro da normalidade, garantindo um serviço de qualidade aos pernambucanos e aos foliões que aproveitaram a festa”, afirmou.

Atendimentos nas UPAs e Grandes Emergências

Com o reforço na estrutura de assistência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as grandes emergências do Estado registraram um aumento significativo na demanda. Em 2024, foram contabilizados 21.962 atendimentos nas UPAs e 14.211 nas grandes emergências. Já em 2025, os números subiram para 28.279 atendimentos nas UPAs e 16.996 nas grandes emergências, garantindo o suporte adequado à população.

Operação Lei Seca

Da sexta-feira (20/02), véspera de Carnaval, até a terça-feira (04/03), foram realizadas 60 intervenções da Operação Lei Seca em Pernambuco, incluindo blitzes e ações educativas, abordando mais de 18 mil foliões – uma média de 3.600 abordagens diárias.

O trabalho resultou em 1.346 autuações por infrações de trânsito, sendo 318 por alcoolemia – um aumento de 20% em relação ao Carnaval de 2024. Com a intensificação da fiscalização, mais condutores foram retirados de circulação, reduzindo os riscos nas estradas e salvando vidas. As equipes da OLS foram distribuídas estrategicamente em municípios de grande fluxo carnavalesco, como Bezerros, Goiana, Carpina, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Pesqueira, Buíque, Recife e Tamandaré.

Prevenção às ISTs

A SES-PE distribuiu 3,4 milhões de preservativos internos e externos, além de 190 mil sachês de gel lubrificante, reforçando a importância da prevenção às ISTs. No Galo da Madrugada, foram entregues 72 mil preservativos e 32 mil sachês de gel lubrificante na Ponte Duarte Coelho.

Além da tradicional distribuição no Galo, a ação foi ampliada para polos estratégicos como Olinda e Bezerros. Em cada localidade, no domingo de Carnaval, foram entregues 36 mil preservativos e 16 mil sachês de gel lubrificante, fortalecendo as ações de conscientização.

Atendimento às Mulheres – Wilma Lessa

O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, manteve atendimento 24h durante o Carnaval, garantindo acolhimento e assistência às vítimas de violência. No período, foram registrados dois novos casos, e outras nove mulheres retornaram para acompanhamento clínico e psicossocial.

Casos de Intoxicação por uso de Pomadas Capilares

As unidades especializadas em oftalmologia da rede estadual registraram atendimentos a casos de intoxicação por pomadas capilares. Na Fundação Altino Ventura (FAV), foram 86 ocorrências, enquanto a UPA Ibura notificou 43 casos.

FOTOS: Phillipe Jonathan/SES-PE

Mais Notícias

Outros links

plugins premium WordPress

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade