A-

A+

Seminário marca os 10 anos da Política Estadual de Saúde LGBTQIAPN+ em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou, nesta quinta-feira (27/11), um seminário voltado para a comemoração dos 10 anos do estabelecimento da Política Estadual de Saúde LGBTQIAPN+ em Pernambuco. O evento reuniu gestores, profissionais da saúde, organizações e representantes da sociedade civil durante todo o dia no auditório da Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape) para trocar experiências e debater os avanços e desafios do cuidado da saúde desta população.

A programação foi iniciada com a conferência: ‘Dez anos da Política Estadual de Saúde LGBTI+: avanços, resistências e compromissos futuros’, ministrada pelo coordenador da Política Estadual de Saúde Integral LGBT+ da SES-PE, Luiz Valério. “Pernambuco é pioneiro, foi o primeiro Estado do Brasil a ter uma coordenação estadual de atenção integral à saúde da população LGBT dentro de uma Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou o gestor.

Ele ressaltou ainda o uso do nome social nos espaços de saúde do Estado e as parcerias com universidades na formação de profissionais de saúde que não reproduzam preconceitos e entendam as especificidades das diferentes populações LGBT+. A LGBTfobia, tanto institucional quanto pessoal, ainda é um desafio a ser superado. “Outro avanço importante é a instituição de comitês técnicos que vão ajudar a coordenação a capilarizar no território a política de saúde LGBT”, reforçou Luiz Valério.

Um pilar importante na Política Estadual de Saúde LGBTQIAPN+ em Pernambuco são os 14 ambulatórios de referência técnica, que funcionam em diversos municípios do Estado. A diretora de Políticas Estratégicas e Transversais da SES-PE, Alexciane Priscila, ressalta que a experiência é referência nacional. “Poucos Estados têm essa política e a gente conseguiu avançar muito, de enxergar a saúde dessa população de forma integral”, disse.

Os ambulatórios foram o tema de um painel durante o evento que trouxe representantes de Afogados da Ingazeira, Recife, Camaragibe, Jaboatão, Vitória e Olinda, que compartilharam experiências e vivências. São, ao todo, quase 6 mil pessoas atendidas no Estado.

HOMENAGEM – O Seminário incluiu ainda a apresentação de experiências exitosas na área, que inspiram e mostram ser possível atingir bons resultados. A mostra foi nomeada fazendo homenagem a Alexandre Magno, ex-servidor da SES e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Saúde, que faleceu em 2021 de Covid-19. O psicólogo e professor foi um dos fundadores do Movimento Leões do Norte e militante histórico dos direitos sociais e pelo SUS.

Alexandre também teve papel fundamental na construção da Carta de Princípios da Anaids (Articulação Nacional de Luta Contra a Aids). Em Pernambuco, também atuou como membro do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT+.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo