SES-PE capacita profissonais da saúde bucal, em Caruaru

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal, em parceria com a Universidade de Pernambuco(UPE) e a Secretaria Municipal de Caruaru, realizou nesta segunda-feira (12) uma capacitação para os profissionais de saúde bucal do município, com o tema “Condutas para diagnóstico das desordens orais potencialmente malignas e do câncer de boca”. O objetivo foi capacitar e orientar os cirurgiões-dentistas sobre a prevenção, diagnóstico e manejo de lesões orais comuns na atenção primária.

Na oportunidade, também foi incentivada a utilização da ferramenta de telecuidado em estomatologia disponível para o município. O telecuidado em Estomatologia, lançado em caráter piloto em março, está em operação nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Afogados da Ingazeira e Petrolina.

O projeto auxilia os profissionais da atenção primária no diagnóstico de lesões orais, permitindo que realizem interconsultas online com estomatopatologistas, buscando tornar o diagnóstico, manejo e gerenciamento dos pacientes com lesões orais mais ágeis e acessíveis, fortalecendo a linha de cuidado para o câncer de boca.

“ A capacitação realizada é uma das estratégias implementadas para fortalecer o uso da ferramenta de telecuidado pelos profissionais de saúde bucal da atenção primária. É importante aprimorar a linha de cuidado ao câncer de boca, no sentido de promover a qualificação dos profissionais e o uso de ferramentas que possibilitem uma abordagem mais eficaz na prevenção e tratamento das lesões orais”, pontuou a Coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Pamella Paixão.