A-

A+

SES-PE celebra 20 anos da Ouvidoria Central de Saúde

“Ouvir transforma vidas”. A secretária estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Zilda Cavalcanti, definiu assim a importância da Ouvidoria Central em Saúde Pública da SES-PE, que celebra 20 anos de atuação nesta segunda-feira (24/11). Com os serviços focados na escuta e no acolhimento das demandas dos usuários, dos trabalhadores e dos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Ouvidoria Central é o ponto focal no diálogo entre a população e a gestão em saúde.

“Ficamos felizes em celebrar 20 anos da nossa Ouvidoria da SES-PE. Temos que reconhecer o serviço e, principalmente, os profissionais que dão voz às pessoas e transformam essa escuta em cuidado. Sabemos que ouvir transforma vidas e nossa Ouvidoria oferta mais do que apenas um canal. Mas, sim, um espaço de acolhimento, transparência e construção coletiva da Saúde que queremos no estado”, disse a secretária, Zilda Cavalcanti.

Nesses 20 anos, a ouvidoria Central vem atuando na busca contínua por aprimoramento no atendimento e na escuta ativa. Desde o início da gestão, em 2023, o Governo de Pernambuco vem investindo em capacitação para os profissionais que atuam nas ouvidorias e na ampliação da rede de ouvidorias do SUS, incentivando municípios a criarem suas próprias ouvidorias, ampliando os canais de escuta qualificados para usuários e trabalhadores do SUS.

“A ouvidoria não é só escuta, mas também é empatia sobre compreender a demanda do outro e contribuir para que essa necessidade seja ouvida e atendida dentro das prerrogativas do SUS. Portanto, mais do que celebrar um marco na trajetória da Ouvidoria Central de Saúde, comemoramos os 20 anos de parceria e o trabalho de todos os profissionais envolvidos na missão em prestar um serviço de qualidade”, disse a ouvidora da SES-PE, Sileide Oliveira.

Atualmente a ouvidoria recebe cerca de 500 manifestações por mês, entre sugestões, elogios, solicitações e reclamações. Para responder as demandas da população, a ouvidoria conta com 93 pontos de respostas distribuídos entre setores internos da SES-PE e unidades de saúde como as das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e das unidades hospitalares.

A ouvidoria central de saúde disponibiliza diversos canais de escuta como o atendimento presencial que acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na sede da Secretaria, pelo e-mail: ouvidoria@saude.pe.gov.br ou através do contato telefônico: 3184-0001. Também é possível acessar a ouvidoria por meio da internet preenchendo o formulário web (https://portal.saude.pe.gov.br/ouvidoria/). Todas as manifestações são registradas em sistema próprio e o cidadão recebe um protocolo para que possa acompanhar a sua demanda.

OUVIDORIA

Criada em 24 de novembro de 2005, pelo Decreto Estadual nº 28.638, o setor integra a Rede Nacional de Ouvidorias do SUS desde 2009, ano em que passou a usar o Sistema Informatizado de Ouvidorias – OuvidorSUS. No âmbito Estadual, a Ouvidoria Central em Saúde coordena a Rede de Ouvidorias do SUS composta pelas Ouvidorias dos Hospitais e Municipais de Saúde.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo