A-

A+

SES-PE divulga Guia Prático para Profissionais de Saúde: Atendimento às Pessoas Vítimas de Violência Sexual

Instruções são direcionadas para técnicos que atuam no atendimento às vítimas de violência sexual, tanto na rede pública quanto na privada

Com o objetivo de oferecer diretrizes claras e objetivas para os profissionais que atuam no atendimento às vítimas de violência sexual, tanto na rede pública quanto na privada, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) lançou o Guia Prático para Profissionais de Saúde: Atendimento às Pessoas Vítimas de Violência Sexual.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao longo da vida, uma em cada três mulheres — aproximadamente 736 milhões de pessoas — sofre violência física ou sexual por parte de um parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro. A violência, em suas diversas formas, representa um grave problema de saúde pública e exige respostas rápidas e eficazes. Com isso em mente, a SES-PE desenvolveu o Guia, que, segundo a Secretaria, foi elaborado de forma colaborativa por profissionais experientes que lidam diretamente com esse contexto, incluindo especialistas das áreas de saúde, segurança pública, assistência social e justiça.

“O documento traz orientações aos profissionais para que eles reconheçam as situações de violência e possam abordá-las de maneira adequada. O instrumento também visa padronizar o atendimento nos serviços, reconhecendo a importância do acolhimento e da assistência multiprofissional, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos decorrentes da violência. O guia foi construído com base em evidências científicas atualizadas e pode ser um recurso valioso para todos os profissionais envolvidos no atendimento às vítimas, contribuindo para a melhoria dos serviços e para a construção de uma sociedade mais justa e segura_”, destacou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Cleonúsia Vasconselos.

Entre os temas abordados no guia estão: os serviços de referência para a atenção integral às pessoas vítimas de violência sexual, as etapas do atendimento a essas vítimas e os impactos na saúde mental, além dos cuidados necessários.

Confira o guia completo aqui!

Mais Notícias

Operação Lei Seca apresenta projeto estratégico para o ano de 2025

A apresentação ocorreu em reunião na tarde desta segunda-feira (06/01) e contou com representantes das Secretarias de Saúde, Defesa Social (SDS), Mobilidade, além do Detran O Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM) e a Operação Lei Seca  (OLS) promoveram, nesta segunda-feira (06/01), uma reunião para a apresentação do

Leia mais »

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade