Ao todo, são oferecidas 1.535 vagas, sendo 964 para a Residência Médica e 571 para a Residência em Área Profissional da Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) modificou o prazo para divulgação dos resultados da seleção para Residência Médica e Área Profissional da Saúde, inicialmente prevista para esta quinta-feira (30/01). A alteração foi necessária devido à apreciação dos recursos administrativos. O resultado definitivo da análise curricular da Residência Médica será divulgado nesta sexta-feira (31/01), com o resultado final sendo publicado na próxima segunda-feira (03/02). O pré-cadastro online (pré-matrícula) poderá ser realizado a partir da terça-feira (04/02).
Já para a Residência em Área Profissional da Saúde, o resultado definitivo da análise curricular será divulgado na próxima quarta-feira (05/02), juntamente com o gabarito definitivo. O resultado final será publicado no dia 06 de fevereiro. O pré-cadastro online (pré-matrícula) poderá ser realizado a partir do dia 07 de fevereiro deste ano.
Os editais dos Processos Seletivos para Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde foram lançados no dia 11 de novembro de 2024. Ao todo, são oferecidas 1.535 vagas, sendo 964 para a Residência Médica e 571 para a Residência em Área Profissional da Saúde.
Os programas de Residência em Saúde são modalidades de pós-graduação lato sensu, voltadas para médicos e outros profissionais da área da saúde que buscam se especializar em uma determinada área. Esses programas consistem em um treinamento intensivo em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, durante o qual os residentes desenvolvem competências teóricas e práticas sob a supervisão de especialistas. A duração da residência varia de acordo com a especialidade, podendo ser de um a cinco anos.
Durante esse período, os residentes se dedicam principalmente à prática clínica, que envolve plantões, consultas, cirurgias, atendimento domiciliar e outras atividades no âmbito do SUS. Além disso, há uma programação teórica com aulas, seminários e estudos dirigidos. Este modelo de formação representa a principal política de qualificação de especialistas no estado.
Outras informações estão disponíveis através do endereço eletrônico https://www.upenet.com.br/.