SES-PE inicia série de oficinas focadas na “Gestão por Resultados”

Projeto vai alcançar as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado, focando em monitoramento e eficiência

Uma série de oficinas de alinhamento sobre “Gestão por Resultados” vai percorrer o Estado, alcançando as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). A iniciativa, coordenada pela Diretoria Geral de Monitoramento e Gestão Estratégica (DGMOG) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tem o objetivo de promover intercâmbio entre as equipes das regionais, a padronização dos processos de monitoramento, identificando potencialidades e lideranças dos processos e incentivando os servidores para o aprimoramento dos seus processos de trabalho, a partir da mensuração de resultados. A ação iniciou nesta terça-feira (08/10), em Ouricuri, no Sertão, reunindo IV Macrorregião de Saúde, que engloba as VII, VIII e IX Geres, e vai até esta quarta-feira (09/10). O cronograma prevê que as demais regiões do Estado recebam a oficina até o final deste mês de outubro.

Durante a execução das oficinas, os participantes fazem uma imersão sobre os conceitos de gestão, dividem experiências que desenvolvem em suas regionais de saúde para levar as ações da Secretaria de Saúde aos municípios pernambucanos, integram dinâmicas de grupo, identificam problemas e oportunidades para resolvê-los e contribuem para a construção dos planos de ação para sanar problemáticas em comum. Na ocasião, vai ser apresentada uma ferramenta de monitoramento que passará a ser usada por todas as Gerências de Saúde na mensuração de resultados de ações e no diagnóstico situacional dos trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo.

“É um compromisso contínuo a melhoria da gestão e a eficiência dos serviços prestados à população. A ideia é implantar uma nova cultura de monitoramento em todo o território pernambucano. Os indicadores vão ser construídos nessas ocasiões em conjunto com as equipes, permitindo que o processo seja participativo e colaborativo. Além disso, estamos incentivando o intercâmbio entre os gerentes das Geres e suas coordenações, o que fortalece a governança e a integração entre os diversos níveis de gestão. Todas as oficinas serão presenciais”, destaca a diretora de Monitoramento e Gestão Estratégica da SES-PE, Petronila Queiroz.

AGENDA – Nos dias 14 e 15, o treinamento vai ocorrer em Caruaru, no Agreste Central, contemplando a II Macrorregional de saúde (IV e V Geres); nos dias 23 e 24 deste mês, a oficina chega ao Recife, quando vai reunir a I macrorregional de saúde (I, II, III e XII Geres); já em Serra Talhada, no Sertão, a oficina reunirá, nos dias 30 e 31 de outubro, as VI, X e XI Geres, que formam a III Macrorregião de Saúde estadual.