SES-PE mobiliza municípios e serviços de saúde quanto ao cuidado integral à saúde da população masculina

De 25 a 29 de novembro, acontece a Semana de Atenção à Saúde do Homem de Pernambuco

A Campanha Novembro Azul foi criada inicialmente com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das neoplasias mais comuns no Brasil. Para o triênio 2023-2025, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e Registros de Câncer estima 704 mil novos casos de câncer, dos quais 71.730 serão de próstata, com uma incidência de aproximadamente 67,86 casos por 100 mil homens.

Quando consideramos os diagnósticos por câncer de próstata, de janeiro de 2020 até agosto de 2024, Pernambuco contabilizou 9.668 mil casos. Já em relação aos óbitos pela doença, no mesmo período, foram registrados 722 óbitos no Estado. Apesar disso, hoje é importante ampliar o foco para sensibilizar a população masculina, que costuma procurar serviços de saúde apenas em situações de urgência e emergência, sobre a importância de prevenir doenças e comportamentos de risco. Essa iniciativa busca, principalmente, incentivar homens de todas as idades a buscar cuidados de saúde contínuos e para além da próstata.

“Analisando o cenário de saúde dos homens em Pernambuco, observamos que lesões e acidentes por causas externas e violência, doenças infecciosas, problemas digestivos e doenças cardiovasculares são muito prevalentes entre homens de 20 a 59 anos. Precisamos ir além do câncer de próstata e alertar para outros problemas de saúde que atingem esse público”, destaca o coordenador estadual de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Allison Anjos.

O gestor reforça ainda a importância de estimular a criação de vínculos contínuos com os serviços de saúde, considerando fatores ambientais, genéticos, socioeconômicos e sociais. “O movimento global tem reconhecido a necessidade de promover o autocuidado e o cuidado integral à saúde masculina, levando em conta os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que influenciam as condições de saúde dessa população. Esse cuidado deve ser promovido ao longo de todo o ano”, disse.

O Brasil possui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), única na América Latina, com diretrizes voltadas à reorganização das ações de saúde para facilitar o acesso e acolhimento desse público. A política aborda saúde sexual e reprodutiva, participação ativa na paternidade, prevenção de violências e fortalecimento da Atenção Primária para tratar os fatores de risco mais prevalentes.

DADOS – Nos últimos anos, as principais causas de morbimortalidade entre homens incluem violências e acidentes, doenças do aparelho digestivo, infecciosas e parasitárias. Em Pernambuco, entre homens de 20 a 59 anos, as principais causas de internação nos últimos quatro anos foram causas externas (violências e acidentes – 118.519), doenças do aparelho digestivo (53.028) e doenças infecciosas e parasitárias (52.113), responsáveis por quase 50% das internações. Quanto aos óbitos, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) revela que, de 2019 a 2023, as doenças infecciosas e parasitárias (6.778), causas externas (2.651) e doenças do aparelho circulatório (2.497) foram às principais causas de morte entre homens.

MOBILIZAÇÃO – Como parte das ações estaduais, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realiza a “Semana de Atenção à Saúde do Homem de Pernambuco”, de 25 a 29 de novembro. A programação envolve municípios, Gerências Regionais e serviços de saúde estaduais, focando na prevenção e promoção da saúde masculina.

A Gerência de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa orienta os homens a buscarem serviços nas Unidades Básicas de Saúde próximas de sua residência para realizar o cadastro, atualizar do cartão de vacinas, buscar consulta médica e de enfermagem, solicitar exames preventivos e atendimento de saúde bucal.

A gerência incentiva os serviços de saúde a realização de atividades em locais de grande concentração de homens, além de seminários e webinários, e ações intersetoriais voltadas para a saúde integral do homem, assim como divulgação de materiais educativos e informativos para ampliar o alcance e o impacto da campanha.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade