Estado reafirma compromisso contínuo com a saúde e a segurança das mulheres pernambucanas
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) participou, no último domingo (30/11), da 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, no Largo Dom Luís, em Casa Amarela. O ato reuniu integrantes, apoiadoras e diversas instituições em uma mobilização que reforça a importância de enfrentar todas as formas de violência que atingem mulheres e meninas: física, psicológica, institucional e estrutural.
A presença da SES-PE reforça o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à proteção, ao atendimento e ao cuidado das pernambucanas. Entre as iniciativas presentes na caminhada, estava o Programa Útero é Vida, que tem como foco a prevenção do câncer do colo do útero. Essa cooperação tem ampliado o acesso à informação, às ações educativas e aos cuidados preventivos, especialmente para mulheres que enfrentam barreiras sociais e culturais que dificultam a busca por atendimento.
Para a coordenadora do programa Útero é Vida, Jurema Telles, integrar saúde e mobilização social é fundamental para fortalecer a proteção às mulheres. “A parceria com o Grupo Mulheres do Brasil é transformadora. Quando unimos prevenção, informação e acolhimento com a força de movimentos como esse, fortalecemos a proteção das mulheres em todas as dimensões. Estar nessa caminhada reforça que cuidar da saúde também é enfrentar violências e promover dignidade”, destacou.


