A-

A+

SES-PE promove 3ª edição do EdPopSUS com foco na formação de multiplicadores para fortalecer a Atenção Primária

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu, entre os dias 12 e 15 de agosto, a primeira fase da 3ª edição do Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). A etapa inicial, realizada na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, no Recife, foi voltada à formação pedagógica de multiplicadores, reunindo referências técnicas das 12 Gerências Regionais de Saúde do estado.

O EdPopSUS é uma estratégia de implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenada nacionalmente pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde (MS), a ação formativa é voltada para agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, técnicos da atenção básica e lideranças comunitárias. Em Pernambuco, a execução conta com a parceria da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e da Diretoria Geral de Atenção Primária (DGAP).

A iniciativa tem como foco o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), com a capacitação de profissionais e lideranças para atuar de forma alinhada às demandas reais das comunidades. O programa busca ampliar a resolutividade e o acolhimento nos territórios, incentivando a participação social e a cooperação entre equipes e usuários. A proposta reforça o papel da APS como principal porta de entrada do SUS e espaço de cuidado integral, estimulando a construção coletiva de soluções e a escuta qualificada.

Para a coordenadora de Educação em Saúde e Políticas Intersetoriais da SES-PE, Wannessa Caldeira, trazer a terceira edição do EdPopSUS para o estado representa um marco para o SUS. “O curso une saber científico e popular, formando educadores comprometidos com a escuta, o diálogo e a construção coletiva da saúde. É mais que uma qualificação: é um movimento que fortalece vínculos, amplia a participação social e transforma realidades nos territórios”, destacou.

Além disso, ainda em 2025, estão previstas quatro turmas iniciais, distribuídas para contemplar diferentes macrorregiões de Pernambuco, com a meta de formar mais de 120 educadores populares até dezembro. As atividades terão início no dia 25 de agosto e previsão de conclusão em 15 de dezembro, com encontros semanais que totalizarão 17 encontros presenciais. Já para 2026, a expectativa é ampliar o alcance do programa, com oito turmas descentralizadas, chegando a todo o território estadual e formando mais de 240 educadores populares até agosto do próximo ano.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo