A-

A+

SES-PE promove fórum intersetorial para fortalecimento da rede de cuidado às pessoas com TEA e demais neurodiversidades

SES PE promove forum intersetorial para fortalecimento da rede de cuidado as pessoas com TEA e demais neurodiversidades

Nesta terça-feira (25/10), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com TEA e demais Neurodiversidades (CASPTEAN), realiza a “Jornada Intersetorial de Atenção à Pessoa com TEA, demais Neurodiversidades e suas famílias”. O evento acontece na sede do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no Recife.

Com o objetivo de estabelecer um espaço de diálogo que possa agregar as entidades, associações de autistas e familiares em conjunto com órgãos governamentais, o evento contou com a presença de representantes das principais frentes no desenvolvimento de políticas públicas para a temática. A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, falou sobre a importância da integração para desenvolvimento da causa do Transtorno Espectro Autista (TEA).

“A saúde é multidimensional. E quando se fala do espectro autista, isso fica ainda mais claro. O Pernambuco Acessível, por exemplo, é uma construção a muitas mãos, todo o governo Raquel Lyra unido para cuidar das pessoas de forma integral. Na SES-PE algumas ações para TEA e outras neurodiversidades são a pós-graduação da UPE, aumento da oferta de cadeiras de rodas e próteses auditivas, novos CERs, novas equipes em 6 UPAEs para melhorar acesso ao diagnóstico. E o trabalho está só começando”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Na programação, aconteceram palestras, grupos de trabalho simultâneos para construções de propostas de ações integradas, diálogos e articulações. Além da secretária de saúde, estiveram presentes, na mesa de abertura, a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção a Violência (SJDH), Joana Figueirêdo, a assessora técnica da Secretaria Executiva de Periferias, Erica Rocha, o secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), Renan Freitas, e os representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), respectivamente, Aldilene Dantas, e Flavio Gomes.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo