A-

A+

SES-PE promove III Colegiado Integrado de Vigilância em Saúde e Atenção Primária

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), realizou, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), no Niate CB/CCS da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o III Colegiado Integrado de Vigilância em Saúde e Atenção Primária. O evento reuniu cerca de 100 profissionais das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e da SEVSAP, com o objetivo de fortalecer a articulação entre as áreas.

Na quarta-feira, ocorreram os pré-colegiados, com discussões sobre intoxicação por metanol, vigilância da água, monitoramento do HIV e situação epidemiológica das doenças prioritárias, além de destaques e desafios da Atenção Primária nas regionais.

Já nesta quinta (23), o colegiado integrado promoveu debates conjuntos sobre a integração das ações de cuidado e vigilância, o atendimento à população em situação de rua, e as orientações para o monitoramento de tuberculose, hanseníase e HIV na população privada de liberdade. Também foram discutidas as políticas estratégicas e transversais nos planos municipais de saúde.

Segundo o secretário executivo de Vigilância e Atenção Primária, Renan Freitas, o momento foi de troca de experiências e fortalecimento das ações conjuntas. “O encontro proporcionou um espaço qualificado de troca de experiências e de fortalecimento da gestão integrada, promovendo o diálogo intersetorial e a articulação entre as vigilâncias, áreas estratégicas e a Atenção Primária nos territórios. Esse tipo de iniciativa é fundamental para alinhar estratégias, identificar desafios comuns e construir soluções colaborativas que aprimorem o cuidado à população. Além disso, reforça o compromisso de todos os níveis de gestão com a integração das políticas públicas de saúde e com a melhoria contínua dos processos de trabalho, ampliando a capacidade de resposta dos territórios e fortalecendo a rede de atenção no Estado”, destacou.

Já a diretora geral de Atenção Primária, Rafaela Niels, ressaltou a importância do colegiado como instrumento de fortalecimento da gestão e integração das políticas públicas de saúde. “Entre os principais resultados, destacam-se a ampliação da capacidade de resposta regional, a padronização de fluxos e processos de trabalho e o fortalecimento das estratégias de cuidado e vigilância em saúde de forma regionalizada e equitativa. O III Colegiado reafirma o compromisso da SEVSAP com a construção de uma saúde pública integrada, resolutiva e comprometida com a equidade e a qualidade da atenção à população pernambucana”, comentou.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo