Evento ocorreu em Caruaru, no Agreste, e debateu inovação e tecnologia no SUS
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou na última terça e quarta-feira (10/12 e 11/12), em Caruaru, no Agreste Central, o I Encontro de Integração da Planificação da Atenção à Saúde de Pernambuco. O objetivo do encontro foi divulgar a Rede de Atenção Integral. Durante a programação, os profissionais de saúde discutiram as possibilidades de inovação e tecnologia com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cuidado integral à saúde com base nas redes de Atenção à Saúde Primária e Especializada através da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).
O encontro, que ocorreu no Armazém da Criatividade e na Asces Unita, contou com a presença do pesquisador sênior do Porto Digital para a área da saúde, Fernando Sales; e do consultor sênior do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e idealizador da Planificação no Brasil, Eugênio Vilaça Mendes. Atualmente, no estado de Pernambuco, a Planificação da Atenção à Saúde, que consiste numa estratégia de trabalho para apoiar o Estado e os municípios na organização dos processos da Atenção Primária e da Atenção Especializada, tem uma abrangência de atuação em quatro regiões de Saúde, sendo elas IV, VI, X e XI Geres.
A superintendente de Articulação das Redes Assistenciais e responsável técnica do Planifica PE, Rafaela Niels, faz um balanço positivo do evento, ressaltando a importância dos debates entre os gestores e profissionais de saúde. “Atualmente, o Planifica alcança em torno de dois milhões de pessoas, através de mais de 700 equipes de saúde. Nosso propósito é desenvolver uma atuação voltada aos usuários do SUS para que tenham sempre uma assistência cada vez mais eficiente e aprimorada”, pontuou.