A-

A+

SES-PE segue monitorando período de sazonalidade e taxa de ocupação dos leitos de UTIs permanece estável no estado

Reuniões do Grupo Estratégico de Controle da Sazonalidade estão sendo realizadas semanalmente para atuação de medidas em Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) segue acompanhando e monitorando o período de alta das doenças ligadas às síndromes gripais, que ocorre entre março e agosto e afeta com maior gravidade as crianças, que podem desenvolver Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Como parte desse acompanhamento, a SES-PE mantém reuniões do Grupo Estratégico de Controle da Sazonalidade para avaliar a situação e adotar as medidas necessárias.

De acordo com o apresentado na reunião desta quarta-feira (26/03), a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado permanece estável em 85%, sem aumento significativo. A SES-PE já abriu 107 novos leitos de perfil Srag para reforçar a rede e, por enquanto, o quantitativo tem sido suficiente para atender a atual demanda.

Desde o dia 10 de março, a SES-PE implementou a Teleinterconsulta de Pediatria, um serviço lançado com mais de 30 dias de antecedência em relação ao ano passado. Foram realizadas 135 teleinterconsultas com médicos da Central de Regulação do Estado, ampliando as discussões sobre os melhores encaminhamentos para pacientes pediátricos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“A gente fez a reunião hoje à tarde do Grupo Estratégico de Controle da Sazonalidade e continuamos com a taxa de ocupação dentro do esperado e do normal. Estamos, nesse momento, com 85% de ocupação nas nossas UTIs. A média de solicitações diárias inicia uma tendência de aumento esperada para esse período. Nesta semana, chegamos ao total de 135 teleinterconsultas, e o nosso planejamento é que, no início da próxima semana, nós abriremos mais leitos na rede de OS e na rede própria. O planejamento é que, a partir do dia 1º de abril, a gente inicie novas aberturas”, reforçou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira.

O que é Sazonalidade dos Vírus Respiratórios? – Refere-se aos períodos do ano em que há um aumento significativo na incidência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, bronquiolites e síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). No caso das doenças respiratórias, o período sazonal geralmente ocorre entre março e agosto, impactando mais gravemente populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições de saúde pré-existentes.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade