A-

A+

Transparência: SES-PE lança ferramenta de consulta de repasses financeiros

Painel disponibiliza acesso para conferência de dados pelos municípios pernambucanos

Com o objetivo de ampliar o acesso a dados financeiros e potencializar a transparência dos repasses dos incentivos de contrapartidas, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Administração e Finanças (Seaf), criou o Núcleo de Apoio à Gestão Financeira do Sistema Único de Saúde (Nagef/SUS), que disponibilizará um painel de consulta dos repasses de recursos para acesso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado. A ferramenta foi disponibilizada, desde o mês de junho, no portal da SES-PE, pelo endereço eletrônico: https://portal.saude.pe.gov.br/, na lateral direita do endereço eletrônico, na seção de “Programas e Ações”.

Serão disponibilizadas informações detalhadas de ações, anos, competências, valores e datas dos repasses financeiros realizados pela SES-PE aos Fundos Municipais de Saúde (FMS) em quatro áreas, sendo elas a Assistência Pré-Hospitalar Móvel – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) –, o Programa de Fortalecimento da Atenção Primária (PFAP), a Assistência Farmacêutica e a de Incentivo de Hospital de Pequeno Porte (HPP). Os gestores e técnicos da saúde de todo o território estadual poderão acessar a base de dados, que também vai servir como um canal interno de comunicação entre o Estado e os municípios no esclarecimento de dúvidas e o envio de documentos necessários para processos intersetoriais.

A ferramenta on-line é a primeira iniciativa que a Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza, focada em consulta pelos municípios, tornando-se um marco pelo uso da Tecnologia da Informação (TI) na implantação de novos canais digitais que permitam a transparência dos recursos detalhados pelo Fundo Estadual de Saúde. “Temos a preocupação de manter a gestão participativa e transparente sobre os investimentos realizados. Esse sistema vem somar com nosso trabalho de parceria e alinhamento com os municípios, que precisam ter informações claras e se organizar para efetivar seus trabalhos e a aplicação dos recursos na assistência à saúde na ponta”, pontua a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

A plataforma foi aprovada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que trata de aspectos operacionais e governamentais do Sistema Único de Saúde, com a presença de representantes de gestores municipais e do Estado, no Recife. De acordo com o secretário-executivo de Administração e Finanças, Rodrigo Lira, a ação vai facilitar no acompanhamento das informações financeiras. “É um importante passo que contribuirá na transparência e cuidado com dinheiro público, pois os municípios poderão fiscalizar, monitorar e contabilizar os recursos que chegam em suas secretarias de saúde”, reforça.

Mais Notícias

Exames de tomografia são expandidos para municípios da II Geres

Mensalmente, 200 novos exames de tomografia serão ofertados à população A população dos 20 municípios que compõe a II Gerência Regional de Saúde (Geres), sediada em Limoeiro, passou a contar, nesta segunda-feira (23/12), com a oferta complementar de 200 novos exames de tomografia. O incremento é resultado de um credenciamento

Leia mais »

Governo de Pernambuco anuncia novos investimentos em Hospitais Metropolitanos

Aporte financeiro para os hospitais Pelópidas Silveira e Dom Helder Câmara visam à aquisição de diversos equipamentos Dando continuidade aos investimentos anunciados para as unidades de saúde metropolitanas, o Governo de Pernambuco anuncia novo aporte financeiro de R$ 19.967.434,88, voltado para o reforço da infraestrutura de equipamentos nos hospitais metropolitanos

Leia mais »

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade