A-

A+

UPA São Lourenço da Mata celebra Dia das Crianças com livro de atividades sobre higiene das mãos

Ação lúdica distribuiu livretos educativos para pacientes pediátricos e filhos de profissionais, incentivando criatividade e educação em saúde

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Professor Fernando Figueira, localizada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, promoveu, na tarde desta quarta-feira (15), uma ação especial voltada para os pequenos pacientes atendidos na unidade. A iniciativa contou com a distribuição de um livro de atividades lúdico e educativo, criado pela equipe, com auxílio de Inteligência Artificial, com o objetivo de unir diversão, aprendizado e promoção da higiene das mãos.

O livreto, intitulado “Sabão Capitão e os Monstros Invisíveis”, traz uma abordagem leve e divertida, em que personagens como o Sabão Capitão, a Gotinha Esperta e a Escova Turbo enfrentam vilões microscópicos que se escondem nas mãos e nos brinquedos. Por meio de ilustrações em estilo de livro para colorir, a proposta estimula as crianças a compreenderem a importância do cuidado com a higiene de forma acessível e envolvente.

Além das páginas para colorir, o material inclui atividades como o labirinto, que desafia as crianças a ajudar o Sabão Capitão a chegar até a torneira, e o “ligue os pontos”, no qual a imagem final revela uma máscara protetora divertida. O livreto também reserva uma página especial para que cada criança possa criar seu próprio herói, estimulando a imaginação e a expressão artística.

Além da distribuição dos livretos, também foi montado um espaço permanente com mesa, cadeiras e lápis de colorir, que ficará sob supervisão da equipe da unidade, na Sala de Observação Amarela. A proposta foi transformar o local em uma experiência mais acolhedora e educativa.

Para a coordenadora geral, Robésia Araújo, iniciativas como essa são essenciais para a humanização do cuidado. “As crianças, quando chegam a uma unidade de pronto atendimento, muitas vezes estão ansiosas ou assustadas. Trazer a brincadeira e a arte faz toda a diferença na experiência delas e também no ambiente da UPA”, destacou.

A ação também contemplou os profissionais da UPA, que receberam exemplares para presentear seus filhos e netos, sendo uma forma de incentivo à educação em saúde no ambiente familiar.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo