Atividade contou com palestras, dinâmicas e serviços de cidadania voltados ao bem-estar e à autonomia das pessoas ostomizadas
A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dr. Antônio Simão dos Santos Figueira, localizada no município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, promoveu, nesta segunda-feira (17), uma programação especial em alusão ao Dia Nacional das Pessoas Ostomizadas. A iniciativa reuniu pacientes acompanhados pelo ambulatório de ostomizados, seus familiares, além da Associação dos Ostomizados de Pernambuco (AOSPE) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Garanhuns.
A programação reuniu atividades educativas voltadas ao cuidado integral das pessoas ostomizadas, apresentação sobre o movimento e orientações da associação estadual. Além disso, contou com serviços de cidadania ofertados pela assistência social municipal, com orientações sobre o Passe Livre Municipal e o Passe Livre Intermunicipal.
Também foram realizadas ações informativas sobre dermatites associadas ao uso de bolsas coletoras, uma dinâmica interativa sobre mitos e verdades da alimentação e um momento de acolhimento emocional conduzido pela equipe de psicologia.
Para Lívia Mayara, enfermeira do Programa de Ostomizados da UPAE Garanhuns, o momento representou um momento significativo de acolhimento, troca de informações e fortalecimento do cuidado às pessoas ostomizadas. “Iniciativas como essa reforçam a importância de integrar saúde, apoio emocional e garantia de direitos, oferecendo aos pacientes mais segurança, autonomia e qualidade de vida”, destaca.
UPAE GARANHUNS – Vinculada à Secretaria Estadual de Saúde e sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), a unidade integra a V Gerência Regional de Saúde (Geres), acolhendo pacientes de 21 municípios e, atualmente, acompanha 91 pessoas ostomizadas.


