V Geres e Adagro debatem acesso e cuidados para trabalhadores do campo

Nesta terça-feira (23/01), a gerente da V Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco (V Geres), Izeni Pimentel, reuniu-se com o gerente Regional da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), Eldo Novaes, na sede da V Geres, em Garanhuns, em um encontro para traçar planos de ação e desenvolver estratégias que promovam a saúde e bem-estar dos trabalhadores rurais. Com atenção especial no manuseio adequado da ordenha, atividade crucial na rotina agropecuária.

No encontro foram destacadas iniciativas que devem ser integradas aos órgãos estaduais para o controle, o monitoramento e as ações educativas junto aos produtores rurais. Uma delas diz respeito aos cuidados com a varíola bovina, que pode acometer o rebanho bovino leiteiro – vacas em período de lactação e bezerros -, além dos trabalhos para evidenciar a importância da utilização de luvas durante a ordenha de animais infectados.

A gerente da V Geres, Izeni Pimentel, explicou que a microrregião, composta por 21 municípios, é uma bacia leiteira e necessita de uma atenção maior para animais e trabalhadores do campo.

“Buscaremos contato com o IPA para fazer um plano concreto com várias frentes para levar informações aos trabalhadores rurais, visando destacar a importância de higiene na hora da ordenha para mitigar a transmissão de doenças dos animais para os seres humanos e melhorar ainda mais a qualidades dos laticínios originários da nossa região”, destacou a gerente Izeni.