A-

A+

Vírus respiratórios: SES-PE realiza capacitação sobre Bronquiolite Viral Aguda (BVA) no Sertão

Atualização foi destinada aos profissionais do Hospital Regional Inácio de Sá e da rede de Atenção Primária de municípios da região

O período de sazonalidade para ocorrência de internações provocadas pela circulação de vírus respiratórios tem mobilizado os serviços de saúde de todo o estado. Comumente identificado entre os meses de março e agosto, este período pode apresentar impacto na demanda por leitos especializados na rede de saúde. Nesta terça-feira (20/05), a médica intensivista pediátrica e neonatologista, Ozanil Cursino Araújo, ministrou a capacitação intitulada “Bronquiolite Viral Aguda (BVA) no Atendimento na Emergência e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, no Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), localizado na cidade de Salgueiro, Sertão pernambucano.

O objetivo da ação foi atualizar mais de 70 profissionais da unidade de saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e aqueles lotados em serviços dos sete municípios pertencentes a VII Gerência Regional de Saúde (Geres), quanto ao diagnóstico adequado da BVA e ao uso criterioso de antibióticos, contribuindo para a segurança do paciente e a melhoria da qualidade da assistência prestada. Entre os profissionais participantes estiveram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de terapeutas respiratórios.

“Quero reforçar a importância da ciência no nosso trabalho. A gente precisa, cada vez mais, buscar protocolos baseados em boas evidências, que realmente façam a diferença no cuidado das nossas crianças. Também acredito muito no papel de cada um que esteve aqui nessa capacitação como multiplicador desse conhecimento — que levem o que foi discutido para suas equipes e espaços de atuação. Nosso grande objetivo é que tanto a atenção básica quanto os hospitais estejam preparados e sejam resolutivos no atendimento às doenças respiratórias, oferecendo um cuidado de qualidade e mais seguro para nossas crianças”, salientou a intensivista pediátrica e neonatologista, Ozanil Cursino, condutora da capacitação.

A capacitação faz parte de um conjunto de ações presentes no Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância, lançado no final do mês de fevereiro. Em sua explanação para os profissionais, a especialista destacou o manejo clínico dos pacientes com o quadro de BVA e os impactos da doença na evolução clínica do paciente.

“A gente sabe o quanto é importante que os profissionais da pediatria estejam sempre se atualizando, principalmente quando falamos das doenças respiratórias, que são tão comuns nas crianças. Esse tipo de encontro reforça nosso compromisso com uma pediatria cada vez mais preparada para atender a população”, destacou a coordenadora médica da pediatria do Hospital Regional Inácio de Sá, Roberta Muniz.

“Com esta capacitação buscamos ofertar um tratamento precoce, identificando os casos e fazendo um manejo adequado, visando uma melhoria da qualidade de vida das crianças, evitando o agravamento. É importante manter as ações de atualização junto aos profissionais, dada a situação epidemiológica, e também do momento atual que chama atenção para o aumento de casos de vírus respiratórios, principalmente em crianças”, reforçou a gerente da VII Geres, Dora Magalhães.

A capacitação contou ainda com profissionais que atuam no Ceará, como a médica Rosana Roriz, representante dos municípios de Cedro, Serrita, em Pernambuco, e a cidade Jati, localizada naquele estado. “Agradeço a VII Geres e ao Governo de Pernambuco por esta iniciativa, sobre esse tema tão importante que hoje está sendo abordado para oferecer a população uma melhor assistência e uma melhor condução durante as doenças respiratórias”, disse.

Plano de Contingência – O Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância foi criado com o objetivo de determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios. O Plano serve como diretriz para os serviços da rede de atenção e atua de forma transversal para mobilizar a sociedade para adoção de medidas preventivas, como a vacinação contra a Influenza, pneumococos e Covid-19, e de controle da transmissão.

Mais Notícias

Outros links

plugins premium WordPress

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade