A XII Gerência de Saúde (XII Geres) instituiu, nesta segunda-feira (09/09), o Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto (CRPAM) com objetivo de analisar os indicadores relacionados às vítimas de acidente de trânsito da Regional e criar soluções para diminuir esses incidentes com apoio intersetorial.
Neste primeiro momento foram apresentadas estratégias para minimizar o número de acidentes de moto no Estado e projetos voltados para a prestação de informações e a conscientização da população. As reuniões ocorrerão a cada dois meses.
A gerente da XII Geres, Camilla Senna, reforça a importância de unir esforços de diferentes setores — saúde, segurança, transporte e educação — para criar políticas integradas de prevenção e proteção aos motociclistas. “É uma medida fundamental para nossa região. Com essa iniciativa, podemos agir de forma mais coordenada e estratégica para reduzir esses índices e salvar vidas”, pontuou.
Para a coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Jackeline Diniz, é importante que a Geres possa contar com o CRPAM para identificar e definir soluções direcionadas e eficazes para a população local. “Os acidentes envolvendo motocicletas são considerados uma epidemia no Brasil e têm contribuído para a ocupação nas emergências, bem como dos gastos públicos. Todavia, a maior perda social é a perda humana, quando ocorre a morte”, analisou.
Estiveram presentes representantes da Cepam, Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria Executiva de Vigilância e Atenção Primária, do Detran-PE, do Hospital Regional Belarmino Correia, da Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Trânsito de Goiana e do SAMU.