XII GERES realiza 1º Colegiado Integrado como foco na rede de cuidado às pessoas com deficiência e TEA

A discussão centrou-se nos obstáculos que as pessoas com TEA encontram ao buscar cuidados e nas melhores formas de garantir que suas necessidades sejam atendidas de maneira adequada

Na última quarta-feira (27/11), a XII Gerência Regional de Saúde (GERES) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu o primeiro Colegiado Integrado, reunindo representantes das coordenações de Atenção Básica, trabalhadores e coordenadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), EMulti, Centros de Reabilitação e Núcleos de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do encontro foi fortalecer e integrar os serviços voltados para as pessoas com deficiência, com um foco especial no público com TEA.

Durante o evento, a coordenadora Estadual da Pessoa com TEA e Outras Neurodiversidades, Valdilzia Soares, ministrou a palestra “O Cuidado das Pessoas com TEA e Outras Neurodiversidades: Desafios e Possibilidades”. Valdilzia trouxe reflexões importantes sobre as barreiras enfrentadas por pessoas com TEA e outras neurodiversidades no acesso ao cuidado, além de apresentar os avanços no atendimento e as estratégias para superar esses desafios. O encontro também favoreceu a troca de experiências e as boas práticas entre os profissionais, promovendo uma abordagem mais inclusiva e especializada.

A discussão centrou-se nos obstáculos que as pessoas com TEA encontram ao buscar cuidados e nas melhores formas de garantir que suas necessidades sejam atendidas de maneira adequada. A troca de ideias e experiências ajudou a identificar maneiras de aprimorar a formação dos profissionais e fortalecer a criação de um ambiente mais inclusivo, onde cada pessoa com deficiência, especialmente aquelas com TEA, seja tratada com respeito e dignidade.

“Foi um dia de muito aprendizado e fortalecimento para nossa Atenção à Saúde, com a participação ativa da nossa Rede de Pessoas com Deficiência, RAPS, EMulti e Centros de Atendimento às Pessoas com TEA. Essa construção coletiva reafirma o compromisso da XII GERES com o cuidado integral e humanizado”, destacou a gerente da XII GERES, Camila Sena.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade