Hospital Regional Inácio de Sá recebe novos aparelhos para realização de exames de endoscopia e colonoscopia

Unidade realiza incremento do diagnóstico por imagem para os pacientes do Sertão de Pernambuco

O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS) passa a contar com novos aparelhos de endoscopia e colonoscopia para incremento do diagnóstico por imagem para os pacientes do Sertão de Pernambuco. Com a chegada do colonoscópio, a unidade passará a ofertar o exame para o diagnóstico de lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas, através da análise do interior do cólon (intestino grosso) e do reto. Os dois aparelhos chegaram ao serviço nesta quinta-feira (26/09) e o endoscópio já está em pleno funcionamento.

O exame de endoscopia – voltado para avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas do trato gastrointestinal -, já faz parte da Linha de Cuidado do Apoio Diagnóstico e Terapêutico desempenhado pelo Inácio de Sá, e por mês realiza cerca de 60 exames e 15 atendimentos semanais, em pacientes encaminhados por meio de regulação junto a VII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Salgueiro, e também daqueles internados na unidade.

Quanto ao início da realização dos exames de colonoscopia, este fluxo está sendo definido junto à regulação da VII Geres para o atendimento dos primeiros pacientes.

“A chegada desses equipamentos nos dará a segurança de atender a população com mais efetividade e agilidade, o que demonstra nosso compromisso em qualificar ainda mais os serviços do Inácio de Sá, incluindo os setores de apoio diagnóstico”, destacou o diretor da unidade, Allain Carvalho.