O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco é uma entidade que representa os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários Municipais de Saúde como membros-efetivos.

O órgão tem por função garantir a representação e fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde em toda comissão constituída para tratar de assuntos do interesse da Saúde Pública (como a Comissão Intergestores Bipartite – CIB). O Cosems é apto a promover estudos e propor soluções para os problemas relativos ao desenvolvimento da Saúde, assim como encaminhar essas propostas aos órgãos competentes. O colegiado também pode orientar e realizar congressos, conferências, seminários e outros eventos de promoção da Saúde. Para isso, o órgão funciona em permanente intercâmbio de experiências e informações entre seus associados.

Representação – Os membros do COSEMS/PE fazem parte de todas as instâncias deliberativas e de negociação do setor Saúde, como: Conselho Estadual de Saúde (CES), Comissão Inergestores Bipartite (CIB), Comissões Temáticas e Câmaras Técnicas, além de representação junto ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Presidente Cosems: José Edson de Souza