O Hospital Barão de Lucena (HBL) realizou, na manhã desta terça-feira (30/09), o 1º Painel de Debate Interdisciplinar para Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente. A programação contou com uma mesa-redonda sobre Protocolos Clínicos Gerenciados, reunindo profissionais de diversas áreas da saúde, consultores do Hospital Albert Einstein, representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O objetivo foi discutir estratégias de implantação e fortalecimento de práticas assistenciais seguras.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias para engajamento nos protocolos fundamentais para a segurança do paciente, elaborados de acordo com o perfil da instituição e que já estão em processo de implantação. Entre eles estão: sepse (resposta descontrolada e potencialmente fatal do organismo a uma infecção), tromboembolismo venoso (TEV), hemorragia pós-parto (HPP), além das medidas de prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP).
“Este encontro foi uma oportunidade para refletirmos coletivamente sobre nossos desafios e, principalmente, para construirmos caminhos conjuntos em prol da segurança do paciente. Acreditamos que, quando a equipe atua de forma integrada, conseguimos transformar protocolos em resultados concretos e salvar vidas”, comentou a gerente de Qualidade do HBL, Carolina Paim.