A-

A+

HUP reforça compromisso com a humanização do cuidado em saúde mental em Pernambuco

Pioneiro no estado, o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) segue como referência no cuidado psiquiátrico, prezando pela humanização do serviço prestado. O HUP apresentará no dia 18 de maio, o calendário “O Tempo dos Anônimos”, que busca resgatar e valorizar as produções dos “artistas anônimos” que passaram pela instituição durante o funcionamento do Centro de Atividades Terapêuticas (CAT). As obras reproduzidas no calendário foram criadas por pacientes atendidos ao longo dos anos.

“O calendário “O Tempo dos Anônimos” reafirma o compromisso do Hospital Ulysses Pernambucano com a humanização do cuidado em saúde mental. Ele resgata a produção artística de pessoas que passaram pela instituição, dando visibilidade à expressão subjetiva e ao potencial criativo, mesmo nos momentos de crise. Mais do que um instrumento de organização do tempo, é um convite à reflexão sobre a potência de cada pessoa, especialmente daquelas que seguem sendo silenciadas pela exclusão e pelo estigma. A arte aqui é cuidado, memória e resistência”, destacou a superintendente médica técnica do HUP, Elaine Souza.

Referência – Atualmente, o Hospital Ulysses Pernambucano disponibiliza diariamente atividades como arteterapia, musicoterapia e atividades físicas, reforçando o compromisso da unidade com um cuidado integral e humanizado dos pacientes. O HUP é a única unidade de emergência psiquiátrica 24 horas de Pernambuco, integrando a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Com 115 leitos distribuídos em sete enfermarias, o HUP atende pacientes em crises psiquiátricas agudas e oferece programas de residência em psiquiatria, psicologia e enfermagem, contribuindo para a formação de novos profissionais na área da saúde mental.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade