Na manhã desta sexta-feira (29/05), o auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ficou cheio para os debates do III Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco, que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e dos deputados estaduais Aluísio Lessa, Waldemar Borges e Eduíno Brito. O coordenador do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, João Veiga, e o coordenador da Operação Lei Seca, Coronel André Cavalcanti, completaram a mesa de abertura.

Considerado um problema de saúde pública, os acidentes de motocicletas foram responsáveis, só em 2012 e 2013, por 40% das mortes provocadas por acidentes de trânsito em Pernambuco. Nesse período, o Estado registrou 3.953 óbitos por acidentes de transporte, sendo 1.633 motociclistas.

“Esse é um tema que nós mais temos debatido desde o início da gestão, pois me chamou muita atenção, logo na primeira semana, quando fui às grandes emergências, como o Hospital da Restauração, Otávio de Freitas e Getúlio Vargas. Para isso, estamos fortalecendo e remodelando as ações do Cepam. Nosso objetivo é envolver a sociedade nesse trabalho. Precisamos levar esse debate para as escolas, empresas e universidades”, comentou o secretário, Iran Cosa, que durante o evento fez uma apresentação sobre os números dos acidentes de moto no Estado.

Só em 2013 foram realizados 42.306 atendimentos a acidentados de transporte terrestre, sendo 30.411 motociclistas e em 2014, 45.942 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde do Estado e desses 34.288 envolveram condutores de motos. “O Cepam foi criado para enfrentar esse grande problema que atinge todo o País. E estamos aqui para discutir ações diretas e eficientes para que possamos enfrentar essa epidemia que mata recifenses e caruaruenses. Moradores de todas as cidades do Estado”, comentou o coordenador do Cepam, João Veiga.

Durante o Fórum, que ainda contou com apresentação da Operação Lei Seca e dos 12 Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Moto, que foram instalados nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), o deputado Aluísio Lessa falou da importância da união para enfrentar essa situação. “Não existe Governo ou oposição. Esse problema é do Brasil, do Nordeste e de Pernambuco. Cada um precisa fazer sua parte de forma integrada e articulada. Os municípios precisam estar presentes e chamando a responsabilidade”, comentou.

Ainda durante o evento, o secretário Iran Costa também apresentou os gastos com acidentes de moto no Estado. Só no ano de 2014, 6.358 pessoas que precisaram de internação devido a esse tipo de acidentes.  Com um custo médio de R$ 86 mil, foram mais de R$ 546 milhões só com esse grupo. Outros R$ 308 milhões foram gastos acidentes de menor porte, que atingiram um total de 19.251 pessoas.

“Claro que não estamos querendo colocar a vida humana em reais, mas quando ficamos sabendo desse custo, temos uma noção da dimensão e complexidade dessa tragédia. Precisamos de uma união muito forte de todos os agentes que possam, de alguma maneira, contribuir nessa divisão da responsabilidade. A Alepe está totalmente integrada nesse esforço de combater esse problema. Precisamos de uma mudança de cultura da sociedade pra que todos possam saber e reagir as causas desse problema”, comentou o deputado e líder do Governo na Assembleia, Waldemar Borges

O apoio da Alepe também foi citado pelo deputado Eduíno Brito. “Quero reafirmar nosso compromisso de trabalharmos junto aos setores que precisam reagir para que essas estatísticas abaixem e para que a saúde funcione. A saúde só vai funcionar se enfrentarmos esse problema”, finalizou.

Conteúdo Relacionado