Com a missão de gerenciar a política regional de saúde, a partir do conhecimento do município, do território e da região, a IV Geres regula, monitora e avalia as metas estabelecidas. Outra atribuição é coordenar a construção da Rede de Atenção Regional, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde.

Para tanto, a IV Geres vem passando por um processo de reestruturação e modernização do seu modelo de gestão com a incorporação de instrumentos de monitoramento e avaliação que permitam o acompanhamento da gestão e o apoio técnico ao Agreste de Pernambuco, englobando 32 municípios.

A Região também vem recebendo uma série de investimentos por parte da SES, que inaugurou, no últimos anos, o Hospital Mestre Vitalino, uma Unidade de Pronto Atendimento e duas Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAEs), além da reconstrução e reabertura do Hospital São Sebastião, que se tornou unidade de retaguarda destinada a pacientes encaminhados pelos hospitais de alta complexidade da região, principalmente do Regional do Agreste (HRA).

DADOS

Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

População: 1.324.382 habitantes.

Unidades hospitalares (3):  Hospital Jesus Nazareno (Carauaru), Hospital Mestre Vitalino (Caruaru), Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira (Caruaru), Hospital São Sebastião (Caruaru).

Unidade de Pronto Atendimento (UPA): UPA Dr Horácio Florência (Caruaru).

Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs): UPAE Ministro Fernando Lyra (Caruaru), UPAE Padre Assis Neves (Belo Jardim).

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen): Laboratório de Saúde Pública da IV Geres.

Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe): Belo Jardim, Bonito, Caruaru, Caruaru II, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe.

Fundação Hemope: Hemocentro Regional Caruaru.

Região:
Interior