Em entrevista coletiva, o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, anunciou  na última terça-feira (13/02), pela manhã, o reforço de profissionais nas grandes emergências do Estado durante o período de Carnaval. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiu R$ 350 mil na contratação temporária de 500 profissionais, que deverão cobrir mais de 1.2 mil plantões nos hospitais do Estado e outros órgãos da saúde no período de folia. Na confecção de cartazes, folders e banners, camisas e porta-preservativos, também foram investidos R$ 100 mil.

Os plantonistas deverão somar o quadro de recursos humanos já existente nas unidades públicas de saúde. Esses profissionais se dividirão em equipes e iniciarão seus trabalhos na próxima sexta-feira (16/02), à noite, e finalizarão na quinta-feira (22/02), pela manhã.

Para o secretário Jorge Gomes, o aumento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio (motoristas e maqueiros, por exemplo) visa a garantir a tranqüilidade e a assistência à saúde dos foliões.

“Historicamente, temos observado nesse período uma diminuição do número de atendimentos, embora haja um aumento nos casos mais graves devido aos acidentes de trânsito e agressões físicas”, acrescentou o secretário.

A orientação é para que, em casos simples, os foliões procurem os atendimentos nos postos de saúde que deverão ser instalados nos focos de folia. Nos casos de intoxicação alcoólica, serão disponibilizados 81 leitos de retaguarda nos hospitais da Mirueira, Geral de Areias, Jaboatão Prazeres, Oscar Coutinho e João Murilo. Em casos de o atendimento precisar de uma maior complexidade, o paciente deverá ser encaminhado para as grandes emergências do Estado, caso da Restauração, Otávio de Freitas e Getúlio Vargas.

No Hospital da Restauração, localizado no Derby, foram contratados temporariamente 79 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de 42 servidores da equipe de acolhimento e classificação de risco e 41 trabalhadores de apoio. Já no Getúlio Vargas, situado no bairro de San Martin, 62 profissionais de saúde deverão reforçar o atendimento da emergência.

No Hospital Agamenon Magalhães, em Casa Amarela, 35 profissionais de saúde deverão reforçar a equipe da unidade no período de carnaval. No mesmo sentido, foram contratados 99 profissionais para a emergência do Hospital Otávio de Freitas.

No carnaval de 2006, foram registrados 5.232 atendimentos nos Hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas e Geral de Areias. Em 2006, foram contratados 955 plantões extras - ou seja, este ano o reforço foi de quase 30%.  

Os foliões da Região Metropolitana, assim como dos municípios de Goiana, Chã Grande, Vitória de Santo Antão e Pombos, também contarão com 114 ambulâncias, sendo que 39 deles pertencentes ao Samu metropolitano.

Prevenção – Além do reforço nos quadro de recursos humanos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já começou a desenvolver ações de prevenção. Durante o período do Carnaval, a equipe de 110 técnicos do programa estadual de DST/Aids estará mobilizada para distribuir 800 mil preservativos nos focos de folia e em pontos estratégicos. As ações serão realizadas em aeroporto, terminais rodoviários, metrô e shoppings (exceto o Shopping Tacaruna).

Os trabalhos já começaram no bloco das Virgens de Olinda. Na ocasião, a equipe de 50 profissionais, auxiliada por quatro balões publicitários, levaram para distribuição 40 mil bandanas, 40 mil camisinhas, e 10 mil folders explicativos, contendo informações sobre sexo seguro e prevenção. No Galo da Madrugada, que acontecerá no sábado de Zé Pereira (17/02), serão mobilizados mais de 60 técnicos para entregar 200 mil porta-preservativos com camisinha.

Outras Informações

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO

Maior emergência do Estado, o Hospital da Restauração ficará reforçado para o período do carnaval com 18 plantões de médicos, 27 de enfermeiros e 34 de técnicos de enfermagem, da noite da sexta-feira até o dia da Quarta-Feira de Cinzas, além dos que já realizam o atendimento normalmente na unidade de saúde. Já o plantão extra da equipe de acolhimento com classificação de risco, que realiza a triagem e a evolução dos pacientes, contará com 42 profissionais. Além destes, 41 profissionais de apoio, como motoristas e maqueiros, vão participar do reforço.

Para o atendimento no HR, devem ser encaminhados casos de trauma grave, como fraturas expostas, traumatismos cranianos, lesões por arma de fogo ou arma branca, acidentes automobilísticos e traumas abdominais. Pacientes com luxações, contusões simples e intoxicações por alcoolismo, por exemplo, devem procurar inicialmente o atendimento em policlínicas ou postos instalados nos focos de folia. Só se for o caso, elas serão encaminhadas para o HR.

O Hospital da Restauração também é considerado referência de média e alta complexidade no atendimento de neurocirurgia, neurologia, queimaduras, traumato-ortopedia e intoxicações. Sua emergência recebe mensalmente uma média de aproximadamente 10 mil pacientes e, ao todo, o hospital conta com 3.300 funcionários fixos.


HOSPITAL AGAMENON MAGALHÃES

O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), que fica localizado no bairro de Casa Amarela, contratou temporariamente 35 profissionais da área de saúde para reforçar os plantões da emergência geral e cardiológica da unidade no carnaval. Os plantões reforçados começam na sexta (16.02), às 19 horas, e segue até as 7h da quinta-feira (22.02) Os profissionais estão divididos em 5 clínicos gerais, 8 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem.

Os pacientes que estão internados nas enfermarias e UTI do HAM seguem com os tratamentos de forma normal. As referências médicas do Agamenon Magalhães são clínica médica cardiologia, otorrinolaringologia, obstetrícia de alto risco, pequena cirurgia, e o Centro de Apoio a Mulher Vítima de Violência, o Wilma Lessa, que funcionará normalmente durante todo o carnaval e fica aberto - assim como as emergências – durante as 24 horas do dia. O ambulatório volta a funcionar normalmente, com marcações e atendimentos na quinta-feira (22.02).

HOSPITAL GETÚLIO VARGAS

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), que fica localizado no bairro de San Martin, contratou temporariamente 62 profissionais da área de saúde para reforçar os plantões da emergência geral da unidade no carnaval. O HGV é a segunda maior emergência do Estado, ficando atrás apenas do Hospital da Restauração. Os plantões reforçados começam na sexta (16.02), às 19 horas, e segue até as 7h da quinta-feira (22.02) Os profissionais estão divididos entre oito clínicos gerais, 8 enfermeiros e 46 técnicos de enfermagem.

Os pacientes que estão internados nas enfermarias e UTI do hospital seguem normalmente com os tratamentos. As referências médicas do HGV são neurocirurgia, urologia, cirurgia buço-maxilar, trauma, ortopedia, cirurgia geral, e cirurgia vascular.O ambulatório volta a funcionar normalmente, com marcações e atendimentos na quinta-feira (22.02).

HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS

O Hospital Otávio de Freitas, localizado em Tejipió, contará com uma escola extra de 35 profissionais de nível superior e 64 de nível médio.
Os 99 profissionais irão reforçar as equipes da emergência, do laboratório, da manutenção e do transporte. A emergência do HOF atende diariamente uma média de 500 pessoas e é referência em clínica médica, pneumologia, psiquiatria e traumato-ortopedia.

DOAÇÃO DE SANGUE – HEMOPE

Com o slogan Neste Carnaval, Sua Atitude Faz a Diferença! a Fundação Hemope promove, de 1º a 16 de fevereiro, sua campanha de Doação de Sangue para o Carnaval 2007. A campanha tem como objetivo manter o estoque estratégico de sangue para atender a demanda transfusional durante o reinado de Momo. A expectativa é de aumento no volume de doações, durante a campanha, é em torno de 40%.

Interior - No interior do estado a Campanha de Carnaval 2007 ganhou reforço especial de parceiros e empresas solidárias. Nas cidades de Palmares, Garanhuns, Caruaru, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina, a população pode participar da campanha, que acontece também, de 1º a 16 de fevereiro, fazendo sua doação de sangue no horário de funcionamento de cada Unidade hemoterápica.


Critérios de Doação - Para ser um doador de sangue, é preciso preencher os seguintes requisitos: gozar de boa saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos. Na hora da doação é preciso estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não estar grávida ou amamentado, e não estar fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.

Também é necessário que o candidato a doador leve um documento de identificação com foto, não ter tido Hepatite, Malária ou doença de Chagas, como também não ter risco acrescido para as doenças sexualmente transmissíveis como: Síflis, Gonorréia, Aids, entre outras.
Quem tiver interesse em doar sangue pode marcar um horário para doação através do telefone: 0800.811535.

TELEFONES ÚTEIS


1ª GERES – 3242- 5937
VISA-GERES – 3242- 7454
Delegacia de Entorpecentes – 3251 – 3874
Polícia Militar (CIODS) – 190
Corpo de Bombeiros – 193
Informações de Trânsito – 194
SAMU – 192
Ligue Saúde – 0800-281-5656