Na manhã desta quarta-feira (03/07), a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizou a cerimônia de abertura do curso de especialização em Saúde Pública, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no Bongi. O evento teve o objetivo de dar boas-vindas aos alunos aprovados no certame. O curso de especialização em Saúde Pública visa a formação de profissionais sanitaristas no âmbito estadual. Foram disponibilizadas 80 vagas, divididas em duas turmas de 40 alunos e distribuídas em dois pólos nas cidades do Recife e de Arcoverde. 

 

“A gente espera que, como resultado do curso, tenhamos o retorno ao Estado através do trabalho desses novos sanitaristas. O conteúdo adquirido pelos alunos poderá ser aplicado no SUS de forma correta e permitindo ter uma gestão mais preparada na saúde de Pernambuco”, destacou a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Chrystiane Barbosa, durante a cerimônia de abertura do evento. 

 

O acolhimento dos estudantes iniciou com a mesa de abertura composta por representantes da SES-PE, da ESPPE, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS) e do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE). Na sequência, pelo professor-sanitarista da Universidade de Pernambuco (UPE), Itamar Lajes apresentou a palestra sobre “O papel do sanitarista em um cenário de crise de democracia”. As aulas já serão iniciadas ainda nesta quarta-feira (03/07), na Faculdade Estácio de Sá. 

 

Os discentes vão participar de aulas na modalidade presencial com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas-aulas realizadas presencialmente e 72 horas de atividades de dispersão. A aluna da primeira turma no polo Recife, Viviane Teixeira, explica a expectativa para a especialização e o investimento na educação dos profissionais. “Eu, particularmente, retorno aos estudos com a especialização. Acho muito necessário, pois espero sair com um senso crítico ainda mais acentuado e trazer um impacto positivo dentro do trabalho que muitos já exercem aqui”, ressalta Viviane.

 

O evento de boas-vindas aos novos alunos contou ainda com a presença dos secretários executivos de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Anderson Oliveira, da diretora geral da ESPPE, Célia Borges, do vice-presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS), Elídio Moura e da presidente do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), Sônia Pinto.