Em alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), está promovendo o curso 'Validação do potencial doador de órgãos e tecidos'. O conteúdo, dividido em cinco módulos (estudos), tem carga horária total de 20 horas. Os interessados podem acessar o conteúdo no link: http://ead.saude.pe.gov.br/course/view.php?id=336.

O objetivo principal deste curso é dar suporte aos profissionais de saúde que atuam nos serviços envolvidos no processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos como a Central de Transplantes (CT), Equipes de captação e transplantes, Organização de procura de órgãos (OPO) e Comissões intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante (CIHDOTT).

O treinamento é livre (gratuito) e autoinstrucional (sem mediação de tutor). O conteúdo aborda desde conceitos envolvidos na doação e transplante de órgãos e tecidos,  processo de validação do Potencial Doador e seus fluxos, até as particularidades relacionadas à Covid-19.

Confira os estudos: 

Estudo 1: Introdução ao Processo de doação de órgãos e tecidos

Estudo 2: Aspectos iniciais da validação do Potencial Doador

Estudo 3: Validação do Potencial Doador: órgãos sólidos

Estudo 4: Validação de tecidos oculares

Estudo 5: Covid-19: triagem de doadores