28 de maio é a data em que todo o país comemorou o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna. E visando estruturar um melhor atendimento público às gestantes e diminuir cada vez mais a incidência dos casos no estado, o Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna realizou uma reunião, na manhã da última terça-feira (28/05), no Auditório da SES, juntamente com mais oito comitês da RMR e o da IV Geres, com sede em Caruaru.

O encontro contou com a colaboração de entidades da sociedade civil organizada, como SOS Corpo e Curumim, parceiras da SES no combate dessa causa. Serão discutidos o atual quadro da mortalidade no estado de Pernambuco e elaboradas estratégias para uma melhor investigação desses casos. “Nós queremos possibilitar a retomada das ações municipais na atenção dessa questão. E o estado irá ajudar coordenando e dando suporte a esses municípios. Desta forma o trabalho será mais ágil, podendo focar as demandas de cada localidade”, diz Hérika Dantas, técnica da Saúde da Mulher da SES.

Os comitês funcionam também como órgão educativo. Uma vez identificadas as causas das ocorrências de mortalidade, são realizadas ações de conscientização, tanto com as pacientes quanto com os profissionais das unidades de atenção básica, para suprimir essas necessidades. “A população não pode esquecer de que tem direitos básicos que não podem ser adiados durante o pré-natal. Algumas vezes a não-procura das futuras mães pelo serviço acaba prejudicando o bom desenvolvimento da gravidez. E o fortalecimento da atenção básica, que é uma das prioridades da atual gestão, e do atendimento obstetrício são nossas principais metas, além da implementação ou reativação dos comitês municipais no estado”, conclui.

Na I Geres, que possui comitês atuantes o índice de mortalidade materna, em 2005, ficou em 42 óbitos para cada cem mil nascidos vivos, enquanto que na VII, em Salgueiro, esse número chegou a 104, no mesmo ano. Dentre os municípios da I Geres com Comitês ativos que participaram do encontro, estão Recife, Cabo, Palmares, Paulista, São Lourenço, Vitória, Olinda. Também comparecem representantes de Limoeiro, II Geres, e Caruaru.