Santa Cruz do Capibaribe,a 192 km do Recife, foi a cidade escolhida para o lançamento da campanha de vacinação contra a rubéola, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, no último sábado, 11. O município é limite com a cidade de Campina Grande, na Paraíba, onde houve um surto de Rubéola neste ano. Ao todo, foram registrados 16 casos na Paraíba, sendo 15 apenas em Campina Grande.

Além da Paraíba, outros oito Estados registraram um surto dessa doença, entre eles Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.  Para que a doença não chegue a Pernambuco, foi montado um esquema de vacinação em 19 municípios que fazem fronteira com Paraíba e Ceará. Serão fornecidas aos municípios 306.388 doses da vacina dupla viral (contra rubéola e sarampo). A expectativa é imunizar mais de 150 mil pessoas, nos 233 postos existentes nas 19 cidades. A campanha tem duração de 30 dias.

O lançamento da campanha aconteceu em frente à Policlínica Dr. Valter Aragão, em bairro Novo e teve a presença da coordenadora do Programa Nacional de Imunização da SES, Tereza Maia, do prefeito José Augusto Maia, do secretário de saúde do município, Carlos Antônio de Aragão. Para chamar a atenção da população, o lançamento contou com a música da Orquestra Sanfônica de Santa Cruz do Capibarite e com a apresentação da Banda Marcial .
Nos municípios que serão trabalhados na campanha, a população-alvo para vacina é formada por mulheres em idade fértil, desde que não estejam grávidas, de 12 a 49 anos e homens de 12 a 39 anos. A vacina é seletiva, ou seja, deve ser vacinado apenas quem não tiver comprovação da vacina dupla viral ou tríplice viral na carteira de vacinação.

Normalmente, a vacinação contra a rubéola faz parte do calendário básico de imunização e é oferecida em crianças na faixa etária de um ano e uma dose de reforço de quatro a seis anos. Para população que não recebeu as duas doses da tríplice viral, é indicada a aplicação de duas doses da vacina dupla viral (contra rubéola e sarampo), com intervalo mínimo de um mês.

Pernambuco tem registrado poucos casos da doença nos últimos anos. Em 2006, não houve registro de nenhum caso e, neste ano, foi confirmado um único caso de rubéola: um homem de 22 anos, não vacinado, residente no Recife.

SINTOMAS - A rubéola geralmente é uma doença benigna, causada pelo vírus. O grande risco é a infecção ser adquirida durante a gestação, o que pode ocasionar a perda fetal ou a síndrome da rubéola congênita, caracterizada por anomalias congênitas graves como retardo mental, mal formações cardíacas, cegueira e surdez. Seus principais sintomas são: febre, aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, manchas rosas na pele, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direção aos pés e em geral desaparecem em menos de cinco dias.

Outros sintomas são a inflamação dos olhos, dor muscular, enxaqueca, pele seca e congestão nasal com espirros.
A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O período de transmissibilidade acontece de 10 dias antes até 10 dias após o início dos primeiros sintomas. O diagnóstico e tratamento podem ser feitos em qualquer posto de saúde.

Municípios que receberão a intensificação da vacina contra rubéola:

Goiana
Bom Jardim