O Governo do Estado receberá recursos federais para estruturar uma rede de alta complexidade em neurocirurgia, formada pelos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Regional do Agreste (Caruaru) e Geral de Trauma de Petrolina, que será inaugurado este ano. Com as verbas do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde investirá na aquisição de equipamentos e melhoria das condições de trabalho para os neurocirurgiões, além de organizar um fluxo de atendimento entre as unidades de acordo com o grau de complexidade do serviço.

A implantação da rede está prevista na portaria nº 488 da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, publicada na última sexta-feira (31/08) no diário Oficial da União. Em vigor desde sua publicação, o documento já credenciou o Hospital da Restauração, maior referência em neurocirurgia do Norte-Nordeste, como unidade de alta complexidade na especialidade.

O Estado também solicitou ao Governo Federal o credenciamento dos hospitais Getúlio Vargas, Regional do Agreste e de Trauma de Petrolina, o que deve ocorrer em breve.

Com a contratualização do HR ao MS, o Estado receberá o repasse de verbas pelos procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia, que antes vinham sendo custeados pelo Estado. Por ano, são gastos cerca de R$ 7 milhões com esse tipo de atendimento.

"Com isso, será possível captar mais recursos junto ao MS para pagamento dos profissionais e para a aquisição de novos equipamentos", explicou o vice-governador, João Lyra Neto, que comandou uma discussão sobre os benefícios da portaria com uma comissão de médicos, entre eles os neurocirurgiões. Também participaram os secretários Jorge Gomes (Saúde), Paulo Câmara (Administração) e Waldemar Borges (Articulação Social).