A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (GASPD), vai realizar, durante este mês de setembro, o 1º Fórum Pernambucano de Saúde da Pessoa com Deficiência. Esta ação vai permitir um debate para criação de um modelo estadual para este setor, considerando a Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com deficiência. Os encontros serão nos dias 12 e 13 de setembro, no Petrolina Palace Hotel, em Petrolina; 19 e 20 no Hotel Estação Cruzeiro em Pesqueira e 24 e 25, no Salão Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda. Todos os eventos têm início às 8h.

Representantes das secretarias municipais de saúde, do segmento de pessoas com deficiência -associações e sindicatos- e sociedade civil foram convidados a participar desta mobilização. O convite é necessário para o debate e sugestão de propostas à saúde dos deficientes físico, mental, auditivo e visual.

“O Fórum vai permitir ouvir todos os setores e criar uma política estadual e também capacitar o profissional de saúde ao atendimento aos deficientes” afirmou Gildázio Moura, gerente de atenção à saúde da pessoa com deficiência da SES. Ele acrescenta que as diretrizes que o estado usa nos dias atuais é do modelo nacional, criado há mais de 12 anos.

Com o encontro será possível criar políticas de acessibilidade e saber exatamente como eles querem ser atendidos em suas reais necessidades. A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência foi criada com propósito de reabilitar a pessoa portadora de deficiência na sua capacidade funcional e desempenho humano, contribuindo para a sua inclusão plena em qualquer atividade da vida social. Outra marca da política nacional é proteger a saúde deste segmento populacional, bem como prevenir agravos que determinem o aparecimento de deficiências.

Definição sobre o tema

O Decreto nº 3.298/99 considera - pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal para o ser humano".

Causas da Deficiência

As principais causas das deficiências são os transtornos congênitos e perinatais, decorrentes da falta de assistência ou assistência inadequada às mulheres na fase reprodutiva; doenças transmissíveis e crônicas não-transmissíveis; pertubações psiquiátricas; abuso de álcool e de drogas; desnutrição; traumas e lesões, principalmente nos centros urbanos mais desenvolvidos, onde são crescentes os índices de violências e de acidentes de trânsito.