O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) esteve presente hoje (9), no Simpósio de Transplante de Órgãos, evento que faz parte da programação científica do XXVIII Hepato Pernambuco, congresso de Hepatologia que começou ontem (8) e termina nesta sexta-feira (10), em Boa Viagem, no Recife. A unidade foi representada pelo enfermeiro Lucas Stterphann, coordenador da CIHDOTT, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HMA, que participou como palestrante.

O Simpósio de Transplante de Órgãos foi aberto pela secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego Cavalcanti. Lucas Stterphann participou da Mesa Redonda "A visão das coordenações de transplante", trazendo o tema 'As OPOs e as CIHDOTTs no processo de doação e transplante'. O coordenador trouxe números relevantes em torno da captação de órgãos pelo HMA. Este ano já houve 23 doações de córneas concretizadas até o mês de abril, um aumento de 84% em relação a todo o ano passado, quando foram somadas 13 doações.

"Esse aumento foi possível devido às estratégias de rastreamento dos potenciais doadores 24h por dia, viabilizado pela gestão com a contratação de profissionais para atuação exclusivamente na CIHDOTT. O aumento também se deve ao esforço constante da equipe diariamente na avaliação, entrevista e efetivação de cada doação", explica Lucas.

O trabalho da CIHDOTT é diário junto às equipes e às famílias para a concretização da doação de órgãos e tecidos. A negativa familiar continua sendo a maior barreira para a realização de transplantes e, por conta disso, torna-se cada vez mais imprescindível a atuação das CIHDOTTs nas unidades de saúde, realizando a conscientização sobre a doação de órgãos. A Comissão do HMA, unidade de urgência e emergência localizada em Paulista, no Grande Recife, conta com cinco integrantes. Quatro deles também participaram do simpósio de hoje, como ouvintes.