A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Regulação (Seres), promoveu, neste sábado (29/06), mais um mutirão de cirurgias destinadas a pacientes pediátricos. A ação é integrada ao Programa Cuida PE, iniciativa do Governo de Pernambuco que foca na redução de filas de espera por procedimentos eletivos, incluindo cirurgias, consultas e exames em todo o território estadual.

Os procedimentos foram realizados no Max Day Hospital, unidade de saúde credenciada junto à SES-PE, localizado no bairro do Pina, e contemplou as áreas de Cirurgia Geral e Urologia, com 07 hernioplastias e 14 postectomias (fimose). Em paralelo, foram 30 novas realizadas onsultas para avaliação do quadro clínico e agendamento das próximas cirurgias, além de 20 consutas de reavaliação pós-cirurgica. Durante a programação, grupos de recreação realizaram atividades de recreação e brincadeiras pras crianças.

“Isso é uma conquista importante para todos nós, sobretudo para nossas crianças, pois através dessa ação a gente consegue melhorar a condição de saúde delas, reduzindo nossa lista de espera, com o compromisso de ofertar uma assistência mais digna à população, em geral”, reforçou a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.
.
Os pacientes contemplados nesta rodada são oriundos dos municípios de abrangência da I e II Gerência Regional de Saúde (Geres). O transporte foi realizado pelas vans do programa, entregues recentemente a todas as Regionais de Saúde do Estado.

De acordo com a gerente de Regulação de Cirurgias Eletivas, Simonelly Vilela, o objetivo é zerar a fila de espera e reforçar a assistência de saúde. “Este segundo momento mostra o empenho para avançar cada vez mais. É um compromisso dessa gestão, que enxerga como possível a proposta de promover mais saúde para população”, pontuou.

Balanço — Ate o momento já foram realizadas, só neste mutirão em parceria com o Hopsital Max Day, 42 cururgias e 80 consultas médicas. Os pacientes beneficiados são contatados para passar pelas cirurgias, que são reguladas pela Secretaria Estadual de Saúde, que consulta o sistema de fila de espera junto aos municípios e unidades de saúde do Estado.