Desde que a Lei 9294/96 proibiu o fumo em recintos coletivos fechados, sejam públicos ou privados, a palavra fumódromo é cada vez mais conhecida das pessoas que não conseguem largar o vício do cigarro. Para lembrar esse direito dos não-fumantes e chamar atenção da população para os malefícios do tabagismo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) participou da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, na última quinta-feira (31/05). O hábito de fumar é um malefício que atinge 20% da população pernambucana acima de 15 anos, de acordo com estimativas nacionais.

Com o tema “Ambiente Livre do Fumo”, a campanha atuou na conscientização dos perigos que o tabagismo representa para a saúde, especialmente para os não-fumantes que sofrem com o fumo em locais fechados. A SES está atuando como parceira no desenvolvimento das mobilizações municipais. “Estamos trabalhando na municipalização das ações, ajudando os municípios no desenvolver de suas próprias campanhas e atingir o maior número possível de pessoas”, diz a coordenadora estadual do Programa de Tabagismo da SES, Graça Galvão.

Foram confeccionados três mil cartazes, 60 mil folderes e mil camisetas - boa parte desse material foi distribuída para os municípios do estado que realizaram atividades de conscientização nesse dia. “Todas as Geres possuem cidades com programação para o dia da campanha nacional. Foram mais de 150 municípios lembrando o dia de combate ao tabagismo”, informa.

Mas os trabalhos da SES na luta contra o tabagismo não se resumem a campanhas esporádicas. Através do Programa Saber Saúde, a SES capacita professores do ensino fundamental (da 5º à 8º série), no trabalho de prevenção ao fumo nas escolas do estado. Atualmente, 120 escolas estão inscritas no projeto. “Os professores aprendem a incluir informações sobre saúde e tabagismo nas suas disciplinas. Um professor de matemática pode usar cálculos para explicar os prejuízos financeiros de quem compra cigarros durante certo tempo, por exemplo, enquanto o professor de história pode tratar das origens do tabaco até a chegada dele ao país”, explica a coordenadora.

No ano passado o foco da campanha foi o fumo em restaurantes, locais onde o tabagismo gera mais reclamações. E cientes da necessidade da oferecer um ambiente saudável e de melhor qualidade para seus clientes, os restaurantes Boi Preto, Skillus e Spettus aderiram à campanha deste ano e  distribuiram panfletos de conscientização enviados pela SES.

INCIDÊNCIA– O número de fumantes na capital pernambucana chegou a 17,4%, segundo a mais recente pesquisa. Deste total, a maioria é composta por homens de baixa escolaridade, e a faixa etária a partir do 25 anos é a mais atingida. Entre as conseqüências para quem mantém esse hábito está o desenvolvimento de doenças como aneurisma, trombose, catarata, úlcera e impotência sexual masculina. O fumo também é responsável pelas mortes em 30% dos casos de câncer, 25% de doenças coronárias, 90% de câncer específico de pulmão, 85% de doenças pulmonares como enfisema e bronquite, e 25% de doenças cerebrovascular. Os problemas de saúde relacionados ao fumo podem surgir até 30 anos após o início do consumo.