A Central de Transplantes de Pernambuco comemorou o sucesso de uma doação múltipla iniciada na última sexta-feira, no Hospital Santa Clara. Mesmo diante da dor da perda, familiares de uma mulher de 41 anos tomaram de imediato a sábia e nobre decisão de doar seus órgãos. Os rins, fígado e córneas foram aproveitados e cinco pessoas ganharam uma nova qualidade de vida. Atualmente, mais de 7 mil pernambucanos esperam na fila por um órgão ou tecido

Segundo a CT-PE, doações múltiplas de órgãos não acontecem com freqüência, por isso a equipe da central comemora e ressalta a importância de doações desse tipo. Para que mais pacientes possam ser beneficiados, a CT-PE, através do corpo médico e de enfermagem, estabeleceu rotina de visitas diárias às UTIs de hospitais públicos e privados do Estado, promovendo educação continuada e busca ativa de pacientes em morte encefálica, que possam ser doadores.

As doações têm sido viabilizadas graças a articulações com diretores de hospitais públicos e privados. Assim, o número de doações de órgãos em Pernambuco tem aumentado desde o surgimento da CT-PE. O crescimento dos procedimentos sé conseqüência das palestras e campanhas de esclarecimento à população promovidas ao longo dos anos pela central.

A CT-PE lembra ainda que para ser doador de órgãos basta avisar à família. É preciso haver discussões sobre esse assunto para que as doações continuem acontecendo e, dessa forma, a fila de espera possam diminuir.