“Duas Gotinhas, eu tomei”. Esse é o tema da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite que terá início no sábado, 16 de junho. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove a abertura oficial da campanha a partir das 8h na Policlínica Lessa de Andrade, na Estrada dos Remédios, Madalena.

A solenidade de abertura contará com as presenças do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes e da secretária de saúde da prefeitura do Recife, Tereza Campos. No evento também haverá, apresentações juninas, recreadores, brinquedos infláveis e distribuição de lanches para as crianças, além da presença do boneco Zé Gotinha, personagem marcante das campanhas de vacinação.

Em Pernambuco, a campanha pretende imunizar contra a poliomielite, mais conhecida como Paralisia Infantil, cerca de 786 mil crianças menores de cinco anos. Apesar de não terem sido registrados casos dessa doença há 19 anos no Estado, em 13 países do mundo, 214 pessoas foram atingidas de janeiro a abril deste ano.  “Enquanto tivermos esse panorama, temos que nos prevenir por meio da vacinação”, afirmou Tereza Maia, coordenadora estadual do Programa nacional de imunização (PNI).

Tereza Maia lembra ainda que é importante que os pais levem o cartão de saúde das crianças para que possam atualizar as vacinas e ressalta que, além das doses contra poliomielite, estarão disponíveis, nos postos, vacina contra vários tipos de doenças como: sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, hepatite, tétano, entre outras.

Foram distribuídas para todo Brasil 27 milhões de doses de vacina. Em Pernambuco foram fornecidas 1,3 milhões de doses. Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, Pernambuco está devidamente preparado para cumprir a meta da vacinação. O Estado conta com 37 mil profissionais distribuídos nos 5.500 postos de vacinação. “Estamos fazendo nossa parte. É importante que os pais façam a sua, trazendo os filhos para vacinar e assim livrar nossas crianças da paralisia infantil”, afirmou Jorge Gomes.

Mobilização – A SES promoveu, na última quinta-feira (14/06), no Serviço Social de Transporte (Sest- Senat), na Zona Norte do Recife, uma mobilização social para que todos se lembrem de vacinar sua crianças menores de cinco anos. O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes abriu o evento pela manhã, saudando as crianças e os pais que estavam presentes e agradecendo aos parceiros que ajudaram nessa mobilização. Em seguida, Gomes ressaltou a importância da vacina para garantir a imunidade de todas as crianças.

O evento representou um dia de conscientização para a sociedade e de recreação para as crianças, que se divertiram com a presença do Zé Gotinha, jogos, teatro, cama elástica, piscina de bolas, pula-pula e oficinas de desenho e pintura, além de receberem orientações sobre saúde bucal e educação no trânsito.

Com diversas atividades lúdicas e educativas, a mobilização garantiu diversão para a garotada que também pôde se vacinar no local. Além das crianças os pais estavam bastante satisfeitos. “É importante vacinar para prevenir dessa doença e de outras. Eu mantenho as vacinas da minha filha em dia”, afirmou Adriana da Silva Matos, mãe de Eduarda de quatro anos.